Sab, Mar

Comunicar reúne 50 pessoas

Pastoral da Comunicação
destaque(Atualizado 29/04) - Com momento teórico e oficina prática, cerca de 50 agentes de pastoral participaram da abertura do Programa de Capacitação em Comunicação da Pascom.

Agentes se reuniram no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Marília, para o primeiro módulo do Comunicar 2013, o Programa de Capacitação em Comunicação da equipe diocesana da Pastoral da Comunicação.

Atualização: confira abaixo o resultado da oficina de produção de texto e os slides para download

O grupo de agentes de pastoral, composto por aproximadamente 50 pessoas, foi recepcionado pelos membros da equipe diocesana da Pascom e contou com a oração inicial conduzida pelo assessor de comunicação, Padre Valdemar Cardoso, seguido da apresentação do Comunicar, realizada pelo coordenador da equipe, o Diácono Danilo Nobre dos Santos.

Estão presentes os membros das Paróquias Santa Antonieta, São João Batista, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Catedral São Bento, Santa Rita de Cássia, São Miguel, Nossa Senhora do Guadalupe, Sagrada Família, São Judas Tadeu, Santuário Nossa Senhora da Glória, São Sebastião, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima do Jóquei da cidade de Marília, bem como das Paróquias São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora Auxiliadora de Tupã, Nossa Senhora Auxiliadora de Avencas, Nossa Senhora do Rosário de Pompeia e São Francisco Xavier de Bastos.

Download da apresentação

A parte formativa do encontro foi conduzida pelo programador de Web, Eduardo Jatobá, agente da Pascom diocesana, que falou sobre a utilização da internet como meio eficiente para o processo de evangelização. Após o momento teórico, os agentes foram divididos em grupos e, em forma de oficina, fizeram textos jornalísticos e aprenderam a publicá-los na web.

O grupo se encontrará novamente para o segundo módulo do Comunicar 2013, no dia 25 de maio, sábado, das 15h às 18h, novamente no CDP.

Abaixo estão os textos produzidos pelos grupos na parte prática do encontro.

Texto 1

Pascom Marília promove o Comunicar 2013

A Diocese de Marília, através da Pastoral da Comunicação - Pascom -, criou o projeto denoiminado "Comunicar 2013".

Este  projeto tem por objetivo promover a evangelização utilizando-se dos meios de comunicação atuais.

Neste sábado (27/04), teve início às 15h, no Centro Diocesano de Pastoral, na cidade de Marília, o primeiro dos sete encontros que se realizarão mensalmente.

O tema deste sábado foi "Comunicação através da internet e mídias sociais".

Os próximos encontros abordarão temas como: teatro, oratória, jornal impresso, foto, rádio, vídeo, mídia digital, entre outros.

Texto 2

Comunicar: Evangelizando através da comunicação.

A Diocese de Marília realizou hoje, dia 27 de Abril o primeiro encontro de capacitação COMUNICAR com o objetivo de incentivar o uso dos diversos meios de comunicação na evangelização entre as paróquias.

Em nossa reunião, aprendemos a utilizar a internet a favor da evangelização, de forma que se torna bastante importante mostrar que, mesmo sem a formação específica, podemos contribuir para a evangelização em massa através da Web.

Todos se mostram ansiosos para o próximo encontro, que ocorrerá no dia 25 de maio no CDP (Centro Diocesano Pastoral) de Marília.

Texto 3

Comunicação como forma de evangelizar

Alunos que cursaram teologia para leigos das Paróquias Santa Rita, N. Sra. de Guadalupe, Sagradi Ciralçai de Jesus, São Miguel e vários leigos de diversas paróquias da Diocese participaram do 1º encontro do Comunicar na tarde de sábado no CDP.

Foi apresentado como surgiu a internet e os meios que podem ser utilizados na evangelização, e as perspectivas aumentaram com o conteúdo do curso.

Texto 4

Os agentes da PASCOM Diocesana estiveram reunidos para o primeiro encontro “COMUNICAR” no dia 27 de abril, realizado no Centro Diocesano de Pastoral, com a presença de várias paróquias.

Com o tema “Internet” , o evento teve início às 15 horas, com a oração do assessor da PASCOM Pe. Valdemar Cardoso. Dando prosseguimento ao encontro , o Diácono Danilo Nobre coordenador da PASCOM Diocesana, acolheu e demonstrou os objetivos do encontro. Em seguida, Eduardo, responsável pelo site diocesano fez as orientações sobre tema do encontro. Após o intervalo as equipes, divididas em grupos, se reuniram para atividade prática, para desenvolvimento e elaboração deste trabalho.