Qua, Dez
Clique aqui para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

Na última sexta-feira, dia 23, os membros da Comissão da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 1 da CNBB se encontraram em Caraguatatuba (SP) para a preparação do 24° Encontro Estadual que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de novembro.

Com a presença de coordenadores das sub-regiões pastorais e de padres assessores, a reunião foi realizada na Colônia de Férias da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo, onde acontecerá o evento dos comunicadores.

ComissodeComunicao2

A 24° edição do encontro sediado no litoral norte do Estado desenvolverá como tema central a gestão de crise pastoral e institucional e, dentre os assessores, contará com o jornalista Moisés Sbardelotto, doutor em comunicação, e um dos maiores nomes em pesquisa e em consultoria de instituições religiosas no Brasil.

“O Encontro Estadual dos agentes da Pascom é fundamental para favorecer os eixos da formação e articulação. O tema a ser tratado este ano é importante para todas as equipes, pois vivemos um período intenso de crises em muitos âmbitos da sociedade, inclusive da Igreja que sofre com forte ataques e perseguições", afirmou o Pe Marcos Vinicius Clementino, coordenador da Pascom no Regional.

BISPO REFERENCIAL

A reunião da Comissão estadual também foi marcada pelo anúncio do novo bispo referencial para a comunicação no Regional Sul 1.

No próximo quadriênio (2019-2023), o bispo diocesano de Bragança Paulista, Dom Sérgio Aparecido Colombro, integra a equipe e passa a acompanhá-la, dirigindo-a espiritualmente.

"Com alegria e com o desejo de servir farei parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social. Como nos lembra o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, nosso trabalho será o de compreender a comunicação como um processo social a serviço das relações entre homens e mulheres, favorecendo a comunhão e a cooperação entre as pessoas", disse o novo bispo referencial ao falar de sua missão à frente da Comissão, e concluiu: "temos um longo caminho a percorrer".

A Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, através da Pastoral da Comunicação (PASCOM), agradeceu os Senhores(as) colaboradores, voluntários, entregadores, patrocinadores e agentes da PASCOM, em um momento especial de oração a Deus na Eucaristia celebrada no dia 7 de novembro na Matriz.

Desde a última sexta-feira, dia 17, até a manhã deste domingo, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Marília participaram, em Agudos (SP), do Encontro Estadual de Comunicação do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Faltando 40 dias para o início do 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) mais de 200 pessoas já realizaram a inscrição para o evento, que acontece entre os dias 16 e 20 de agosto, em Joinville (SC). Com o tema “Educar para Comunicação”, a iniciativa busca ajudar na compreensão da comunicação como instrumento de comunhão e progresso humano, assim como também pretende auxiliar e aprimorar a leitura de conteúdos disponibilizados pelas diversas mídias.

A Escola de Comunicação Paulo Apóstolo da Diocese de Marília quer constituir-se como um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação e também de outras pastorais e movimentos para que sejam, em suas comunidades paroquiais, protagonistas da evangelização e respondam, com vigor, ao mandato missionário de Cristo (cf. Mt 28,19).

A Pastoral da Comunicação (Pascom) lançou, nesta quarta-feira, 17 de agosto, um portal web para informação, formação e evangelização de agentes em todo o Brasil. O lançamento é fruto das decisões tomadas na reunião dos bispos referenciais e comunicação e os coordenadores regionais realizada em Aparecida (SP), nos dias 13 e 14 de julho.

Na noite do último sábado (7), grande quantia de fiéis esteve presente na Igreja Matriz de São José, que naquela noite acolhia uma intenção especial: a de lembrar a importância dos meios de comunicações, inclusive para a vivência cristã. Exemplo vivo é o apostolado da Pastoral da Comunicação (Pascom), que na cidade atua por meio da divulgação de notícias, fornecimento de conteúdos de formação, cobertura de celebrações, entre outros.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) diocesana vai promover o “Curso Prático de Fotografia e Texto para Mídias Digitais”. Destinado aos agentes de pastoral e movimentos das comunidades paroquiais, o objetivo do curso é proporcionar conteúdo e prática para que as paróquias fortaleçam a ação evangelizadora nas redes sociais e melhorarem a articulação nas plataformas da web.

O Vaticano comunicou, na manhã de ontem, 29, que o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016 será “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. A celebração é motivada pelo Conselho Pontifício para as Comunicações. Na 50ª edição, o evento será comemorado, no domingo, 8 de maio, por ocasião da Solenidade da Ascensão do Senhor.

No terceiro e penúltimo dia do 9º Muticom, em Vitória, os jornalistas Elson Faxina e Caco Barcellos discutem, respectivamente, missão do jornalismo católico e espetacularização da notícia. Na ocasião, CNBB e Rede Século 21 lançam curso de educação a distância.

A missa da Ascensão do Senhor celebrada no dia 17 de maio na Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, marcou também o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais onde os membros da PASCOM (Pastoral da Comunicação) participaram apresentando alguns objetos de comunicação durante a missa que foi marcada ainda pela apresentação da Mensagem do Papa Francisco para o dia das Comunicações.

Pagina 1 de 2