Seg, Abr

Casal representa a diocese em encontro da Pastoral Familiar da Sub-Região

Familiar
xvi_past_familiar9Realizou-se nos dias 17 e 18 últimos nas dependências do Centro Catequético da Paróquia Imaculado Coração de Maria em Araçatuba o XV Encontro Sub Regional da Pastoral Familiar. O evento que reúne agentes pastorais das Dioceses de Botucatu, Bauru, Marília, Lins, Ourinhos, Assis, Presidente Prudente e Araçatuba contou com  uma participação de aproximadamente 120 pessoas.
A acolhida foi realizada pelo Pe. Argemiro de Azevedo, Pároco local e a oração inicial seguida de uma benção especial foi realizada por Dom Sérgio Krzywy, bipo da Diocese de Araçatuba.

No início do evento foi apresentado um vídeo sobre a história da Diocese de Araçatuba que foi criada em 20 de Dezembro de 1994 em uma região que até então pertencia a Diocese de Lins.A atual Diocese de Araçatuba contempla 4 Regiões Pastorais, 500 mil habitantes, 32 paróquias e 8 mil km².

Dom Sérgio também realizou uma palestra utilizando como referencial a Carta Encíclica "Humana e Vitae" do Beato João Paulo II escrita em 1968. A Carta nos convida a transmitir a vida através dos princípios doutrinais e do amor conjugal. "O amor conjugal é plenamente humano e brota da liberdade nos fazendo respeitar a natureza e a fidelidade do ato matrimonial. O ato matrimonial se mantém aberto à transmissão da vida.", ressalta Dom Sérgio. Dentro das possibilidades de observância das leis divinas, entra a Pastoral Familiar, fazendo um forte apelo aos governantes, aos órgãos de ciência, aos esposos cristãos, ao apostolado dos lares, aos médicos e pessoal sanitário, aos Sacerdotes e aos Bispos para que perseverem.

picasa_albumid=5654431096080139505

Ao final do dia foram realizadas visitas a um Santuário construído em 1946 que tem como Padroeiros São João Batista e São Judas Tadeu e também à Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida onde foi realizado um terço com a participação dos jovens da comunidade encenando de forma magnífica os mistérios contemplados.

O domingo iniciou-se com uma palestra proferida pelo casal José Roberto e Solange Capelari, Coordenadores da Pastoral Familiar para a Sub Região da Província de Botucatu motivando os presentes a terem como um verdadeiro "catecismo" o documento Familiaris Consórtio, de 1971, elaborado por João Paulo II. Apresentou também outros documentos da CNBB como o nº 84, "A Missão da Família Cristã no Mundo de Hoje".

Solange informou também que Dom Emílio Pinoli é o novo Assessor da Pastoral Familiar para a Região Sul I.

Ao final do evento foi realizada Missa presidida por Dom Sérgio Krzywy, onde ao final da celebração foi feita a transmissão da imagem itinerante da Sagrada Família ao casal Benedito Donizeti Alves e Marlene Lancarivici Alves, Coordenadores da Pastoral Familiar da Diocese de Marília que sediará o XVI Encontro Sub Regional da |Pastoral Familiar em 2013.

Jaime Luiz Piassa
Rogéria Carvalho Tucunduva Piassa
Casal Finanças Diocesano da Pastoral Familiar.