02
Ter, Mar

Diocese participa de Simpósio Nacional

Familiar

Foi realizado nos dias 28 e 29 de Maio de 2011 o 1º Simpósio Nacional da Família e a 3ª Peregrinação Nacional da Família em Aparecida. O evento, organizado pela comissão nacional pastoral-familiar-1da Pastoral Familiar, contou com a presença de diversas personalidades ligadas à área da Igreja Católica. O número de participantes foi estimado em 400 pessoas para o simpósio e cerca de 5 mil para a peregrinação. Durante o Simpósio, foram realizadas diversas palestras ministradas por Bispos, Padres e leigos. O evento foi presidido por Dom João Carlos Petrini, Assessor Nacional da Pastoral Familiar e Presidente da Comissão para a Vida e Família, apresentado pela Irmã Ivonete Kurten, jornalista, licenciada em Filosofia, conselheira provincial das Irmãs Paulinas e editora da Revista Família Cristã e contou com a animação musical de Antonio Cardoso.

Na parte da manhã, com acolhida de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina/PR, foram realizadas as seguintes conferências:

“A missão da família cristã no mundo contemporâneo” – Padre Rinaldo Roberto de Rezende, cura da Catedral de São Dimas, São José dos Campos/SP.   

“Família e transmissão de fé (pais pedagogos)” – Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, (Padre Zezinho) escritor, compositor, cantor e dedica-se à Pastoral da Comunicação.

Ao final da manhã, houve um debate (perguntas e respostas) mediado pela Irmã Ivonete e compunham a mesa Dom Petrini, o Padres Rinaldo e o Padre Zezinho, que idealizaram as respostas.

Na parte da tarde foram realizadas as seguintes conferências:

“Família e políticas familiares” – Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo auxiliar de São Paulo, região Santana, autor do livro “FAMÍLIA, torna-te aquilo que és! Elementos essenciais para a Pastoral Familiar”.

“Família e afetividade:  educar para o amor” – Dra. Cleusa Thewes, assistente social, terapeuta familiar, especialista em gerontologia, psicologia transpessoal e orientação familiar.

Ao final da tarde houve mais um debate tendo como mediadores: Raimundo Veloso Leal e Vera Lúcia Morais Leal, casal Coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, e a mesa foi composta por: Dom Joaquim, Dra. Cleusa e Dom Petrini.

O encerramento do simpósio deu-se às 18h com a missa  presidida por  Dom Raymundo Damasceno Assis Cardeal Arcebispo de Aparecida/SP e uma Procissão Luminosa e oração do Terço conduzida por Dom Severino Clasen, Bispo de Araçuaí/MG, procissão esta que percorreu toda extensão da passarela que liga a Basílica nova à antiga levando a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, com final festivo.

No domingo foi realizada missa às 10h presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina/PR com a participação de diversas caravanas vindas da Diocese de Marília, com a presença forte da Pastoral Familiar de diversas paróquias, durante a comemoração da “3ª Peregrinação Nacional pelas Famílias”, complementando, assim, este belíssimo e santo final de semana inteiramente dedicado às famílias.

Jaime Luiz Piassa e Rogéria Carvalho Tucunduva Piassa
Pastoral Familiar da Diocese de Marília

Flickr_albumid=72157626853601412

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa265