Qua, Jul

XVIII Congresso Regional da Pastoral Familiar

Familiar

A Pastoral Familiar do Regional Sul I realizou nos dias 26, 27 e 28 de Junho, nas dependências da Vila Kostka, no Bairro de Itaici, Indaiatuba, seu 18º Congresso anual. Com o tema: “O amor é nossa missão: a família plenamente viva” e o lema: “O amor jamais passará” (cf. I Cor 13, 8) o evento contou com a presença de 280 participantes, entre agentes de pastoral, padres, bispos e equipes de trabalho. A solene abertura aconteceu na sexta feira às 20 horas com as boas-vindas aos presentes. Após a abertura foi realizada a 1ª Conferência do Congresso que leva o tema do congresso desenvolvida pelo casal Dr. Gilson e Sonia Delgado.

O Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer abriu o segundo dia de trabalhos em uma conferência sobre o Sínodo para as Famílias que acontecerá em Outubro, em Roma.

Entre as conferencias mais aguardadas, a “Ideologia de Gênero” foi brilhantemente desenvolvida pelo Prof. Felipe Nery, pedagogo e membro da OEA (organização dos Estados Americanos), tirou dúvidas dos participantes. O Prof. Felipe descreveu a palavra gênero como: “auto construção de sua identidade sexual livre da biologia”. Citou também vários livros que podem enriquecer o conhecimento no assunto sem, porém, deixar de mencionar e apoiar, como cristão católico, a posição de nossa Igreja sobre o assunto.

Outras conferências foram realizadas durante o congresso como: “Família e Políticas Familiares” desenvolvida pelo Prof. Marcelo Couto Dias, “Motivação Pastoral” por Pe. João Alfredo Assessor Eclesiástico da Sub Região de Sorocaba, Sub Região que sediou o congresso, “Técnicas Motivacionais” por Valdir e Olga Pereira Casal Pré Matrimonial da Pastoral Familiar da Diocese de Jundiaí.

Antes do inicio dos trabalhos no sábado e no domingo foram realizadas Missas às 7h da manha, nos dois dias, presididas por Dom Odilo Pedro Scherer, no sábado e Dom Emilio Pignoli Bispo Assessor da Pastoral Familiar do Regional Sul I no domingo.

Um momento cultural foi realizado no sábado após os trabalhos, com a apresentação de canto de coral e a Orquestra de Violas Terra da Uva, o que encantou a todos presentes.

Ao final foi anunciada a Sub Região RP I – Ribeirão Preto como sede do 19º Congresso Regional da Pastoral Familiar nos dias 8, 9, e 10 de Julho de 2016.
A Diocese de Marília esteve representada Pelo Casal Jaime e Rogéria Piassa, Coordenadores Diocesanos da Pastoral Familiar e por Lúcio Batista Coordenador da Pastoral Familiar na Paróquia São Miguel Arcanjo.

{gallery}familiar-congressoregional2015{/gallery}

edicao250