26
Dom, Mai

15 de maio: Dia Internacional da Família

Familiar

logofamiliadioceseComemorando 20 anos de sua criação, o Ano Internacional da Família, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), este ano traz como lema "Importância da Família para alcançar as metas de Desenvolvimento: Ano Internacional da Família + 20".

A proposta é apresentar ao mundo uma reflexão sobre a situação da saúda, educação e aos direitos e papel das mulheres na vida em família e na sociedade, na perspectiva de "avançar como uma família humana".

Em mensagem divulgada pela ONU, para este dia, é destacado o potencial da família para o desenvolvimento global, como também para a superação de conflitos e problemas como a fome e miséria no mundo. Ainda faz apelo para a superação da pobreza e melhores condições e bem-estar das mães.

O texto retrata também a necessidade do apoio financeiro e emocional aos membros da família, tendo como meta o crescimento e bem comum das famílias. "É essencial que as famílias recebam apoio para que eles possam tirar proveito do seu pleno potencial. Isto significa que se deva levar em conta as necessidades de formulação de políticas de desenvolvimento [...]".

Histórico

No dia 15 de Maio de 1994 a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o ano internacional da família, através do tema "Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação". A partir daí essa data ficou internacionalmente conhecida como o Dia da Família.

Em carta às famílias publicada no mesmo ano, São João Paulo II, reconheceu a iniciativa da ONU em propor a data como sendo uma celebração internacional, respondendo, assim, ao apelo e inspiração da Constituição Conciliar Gaudium et Spes. O papa disse que a Igreja assumiria, também, a celebração em seu calendário.

"Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história", disse São João Paulo II, por ocasião do Ano Internacional da Família.

Missão

O Dia Internacional da Família tem por objetivos divulgar a importância da família na sociedade; sublinhar o caráter basilar da família na educação das crianças; passar mensagens de amor, respeito e união, elementos essenciais para o relacionamento de todos os componentes da família; alertar a sociedade para os direitos e responsabilidades das famílias; sensibilizar os cidadãos para as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família.

Saiba mais, acesse: http://migre.me/jbAHD

Fonte: CNPF

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa248