Qui, Ago
Clique aqui para baixar

Diocese participa de Assembleia Regional da Pastoral Familiar 2013

Familiar

assreg2013-1Realizou-se no dia 16 de Fevereiro no auditório da Editora Paulinas, na Vila Mariana em São Paulo a Assembleia Regional da Pastoral Familiar. O evento contou com a participação de representantes das oito Sub-Regiões que compõem o Regional Sul I. Na abertura foi realizada uma Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer, que, durante

a homilia, ressaltou a importância de estimularmos a juventude e resgatar os valores sociais e cristãos da família, verdadeiro berço de evangelização.

O Pe. João Marcos Moreira, da Paróquia Nossa Senhora das Graças da cidade de Mogi Guaçu, Diocese de São João da Boa Vista, fez uma reflexão sobre a realidade da Pastoral Familiar dentro do Regional, tema este discutido pelo trabalho em grupo durante a Assembleia de 2012. Na ocasião foram citados os pontos fortes e os pontos fracos da ação evangelizadora da Pastoral Familiar. Padre João reafirmou a importância das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE) relembrando as cinco urgências. Comentou que muitas vezes nos preocupamos demais com a fé sem nos aprofundarmos na fé, que a Pastoral Familiar deveria deixar de ser uma pastoral de conservação para se tornar missionária. Trabalhar em conjunto com as demais pastorais. É preciso ser afetivos para sermos efetivos, por isto é preciso que nos aproximemos das pessoas de forma desarmada pois o outro sempre tem algo a oferecer, comentou.

Após o almoço que foi precedido com a oração do Angelus por Dom Emilio Pignoli, Bispo Referencial da Pastoral Familiar Sul I, foi realizado um trabalho em grupo que gerou comprometimentos concretos a serem realizados em 2013, como a formação de agentes e preparação de noivos com melhor qualidade e de forma padronizada.

Os coordenadores da Sub Região de Botucatu anunciaram a formação das Associações de Famílias, ideia trazida da Itália, onde se criam ambientes socioeconômicos,  políticos e culturais positivos às famílias. Estas associações já iniciaram atividades em Lençóis Paulista e dia 23 de fevereiro iniciará em Botucatu. Todas estas ações devem ser em prol e em defesa da Família, tão ameaçada no mundo de hoje.

assreg2013-1 assreg2013-1 assreg2013-1 assreg2013-1 assreg2013-1 assreg2013-1