Ter, Mar

Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo

Pastorais, movimentos e serviços

Com o propósito de rearticular a Equipe Diocesana da Pastoral do Dízimo e promover formação para as equipe paroquiais, foi realizado ontem, dia 20 de março, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Flórida Paulista um encontro, assessorado pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Carlos Roberto dos Santos. Das 60 paróquias de nossa diocese que foram convidadas a participar desta formação, estiveram presentes 20 paróquias sendo: da Região Pastoral I as paróquias de São Miguel, Nossa Senhora de

Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima (Jóquei), Sagrado Coração de Jesus, Sagrada Família e a paróquia Santa Antonieta, todas de Marília. Também estava presente a paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia; da Região Pastoral II as paróquias que se participaram foram: Santo Antonio e Nossa Senhora de Fátima de Adamantina, Santa Luzia de Pracinha, Sagrada Família de Lucélia, Imaculada Conceição de Mariápolis, Imaculada Conceição de Inúbia Paulista, Imaculada Conceição de Parapuã, as paróquias São Pedro, São José e São Judas de Tupã; já da Região Pastoral III participaram apenas quatro paróquias: São Francisco de Assis, de Dracena, Santo Antonio de Junqueiróplois, Nossa Senhora Aparecida de Flórida Paulista, Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista.

O Encontro teve início às 8h com cafezinho e acolhida. Em seguida houve a oração e logo após a apresentação, na qual, em sua dinâmica, o assessor destacou importância da acolhida que a equipe do dízimo deve valorizar antes de tudo: a acolhida individual do dizimista. Quem se sente acolhido e valorizado como pessoa, torna-se um fiel colaborador.

Durante a palestra, o Pe. Carlos motivou uma reflexão sobre a importância do Dízimo nas nossas comunidades e, de maneira especial, a importância de um trabalho estruturado a ser feito pela equipe da Pastoral do Dízimo, em todos os níveis. Abordou tanto as coisas positivas e motivadoras para que isso aconteça, como também uma série de fatos que podem chegar a desanimar os dizimistas e até mesmo a equipe paroquial em sua ação pastoral.

Num segundo momento do encontro, o Pe. Carlos encaminhou os participantes para reunião em grupo. As pessoas se reuniram por Região Pastoral para dialogar, buscar respostas e dar sugestões para melhorar a caminhada da pastoral do dízimo nas paróquias e nas três regiões pastorais da diocese. Com o objetivo de reestruturar toda a Pastoral, os grupos também indicaram nomes para formar uma equipe nas três regiões e, ainda, indicaram nove nomes, sendo três de cada região, para organizar a Equipe Diocesana da Pastoral. Uma vez formadas, com seus respectivos assessores, estas equipes terão a missão de dinamizar a ação pastoral relacionada ao dízimo, em nossa diocese.

Ao final, fez-se uma breve avaliação do encontro e a maioria achou-o oportuno e positivo. No entanto, avaliaram como negativo a ausência de muitas paróquias. Encerrou-se o encontro com a oração final, com os participantes fazendo um gesto de caminhar até o crucifixo e diante de Cristo oferecer toda a ação da pastoral do dízimo em nossa diocese, principalmente no contexto de cada um.

A coordenação pastoral agradece a pronta hospitalidade e a generosidade do Padre Manoel Nery e de toda sua equipe, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Flórida Paulista.

Veja todas as fotos na galeria do Flickr