Sex, Dez
Clique aqui para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Warning: strpos() [function.strpos]: Empty needle in /home/storage/d/a9/79/diocesedemarilia3/public_html/templates/ja_teline_v/html/layouts/joomla/content/item/default.php on line 34

Teologia do corpo

Pastorais, movimentos e serviços

A Teologia do corpo é uma série de catequeses que o papa São João Paulo II deu no início do seu pontificado a todo o povo de Deus.
Sendo o homem formado de alma espiritual e corpo material, o papa afirma que, só o corpo “é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino”; ele “foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus e assim ser sinal dele”, eis porque é possível falar em Teologia do corpo.

O desejo de Deus é unir-se a humanidade e esta união é relatada no início da Bíblia com Adão e Eva antes da desobediência. E ainda, ao final do livro sagrado, esta união reaparece, porém agora de maneira definitiva, com as núpcias do Cordeiro. E este “casamento” entre o humano e o divino, encontra sua plenitude na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. E é por isso que o Papa João Paulo II diz: “Pelo fato de o Verbo de Deus ter se feito carne, o corpo entrou pela porta principal na teologia”.

Assim, o papa jogou a luz do Evangelho sobre a confusão moderna que se instalou sobre o relacionamento entre homem e mulher. João Paulo II conseguiu apresentar a sexualidade humana com fidelidade ao ensinamento da Igreja, de maneira que o corpo, em toda a sua dimensão, foi pensado para expressar, pela linguagem de uma casta fecundidade, aquele dom de si que é a nota característica de todo amor autêntico e verdadeiro.

Esse retiro será assessorado pela Comunidade Alpha e Ômega e acontecerá na Casa Pastoral Diocesana em Adamantina com início às 14h do sábado, dia 28 de setembro e encerra-se as 12h do domingo. A inscrição pode ser feita nas secretarias das paróquias de Adamantina ou pelo WhatsApp (18) 99742-3276, no valor de R$ 35,00 (alimentação inclusa) até o dia 25 de setembro.

Marcos Roberto de Oliveira

Missionário Alpha e Ômega – Adamantina