Dom, Out

Diocese realiza o 1º Encontro Missionário Diocesano

COMIDI

Aconteceu, no último dia 16, o 1º EMD (Encontro Missionário Diocesano) da diocese de Marília. O encontro foi acolhido pela paróquia São Pedro Apóstolo, na cidade de Tupã, e contou com a participação de 48 pessoas de 13 paróquias de nossa diocese. O tema do encontro foi “A alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”, retomando o espírito do 4º CMN (Congresso Missionário Nacional), ocorrido em Recife-PE, em 2017.

comidi encontrodiocesano2

O encontro se iniciou às 8h30 com a oração inicial, conduzida pelo Romildo Melato e o Diácono Renan Takizawa, membros do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano). Após oração e acolhida das paróquias presentes, houve um primeiro momento formativo, com a temática central do encontro. Em sua fala, o Pe Willians, assessor diocesano do COMIDI, abordou o conteúdo do Texto-Base do 4º CMN. O segundo momento de formação foi marcado pela fala do leigo Rodinei Andrade, que apresentou a história da Obra Pontifícia da IAM (Infância e Adolescência Missionária) e os dozes passos importantes para a sua implantação na paróquia.

comidi encontrodiocesano3Após o lanche, as crianças da IAM da paróquia São Pedro, de Tupã, organizaram um terço missionário, cuja dinâmica envolveu a todos os presentes. E, antes da missa de encerramento, o Pe Willians fez a apresentação da Campanha Missionária 2018, que tem como tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da Paz” e, a Ação Solidária “Dá-me de beber”, que visará conseguir doações para destinar à construção de 3 poços artesianos na Diocese de Pemba, do Moçambique (África).

comidi encontrodiocesano4

O encontro se encerrou com a missa presidida pelo Pe Ademilson Luiz Ferreira, Coordenador Diocesano de Pastoral. Em sua homilia ele destacou a importância de encontrar e conhecer Jesus Cristo, para poder anunciá-lo.

comidi encontrodiocesano5

Segundo o Pe Willians, “o encontro foi uma primeira experiência muito positiva e contou com a presença de todas as expressões da Igreja, com 41 leigos, 4 padres, 4 religiosas, 1 seminarista”. “É uma semente que lançamos para o futuro e confiamos em Deus que frutificará mediante a cooperação do nosso trabalho”, concluiu o sacerdote.

comidi encontrodiocesano6

A próxima reunião do COMIDI está prevista para o dia 03/11, na paróquia São Pedro, de Tupã. erá como objetivo a avaliação do encontro e o planejamento para o ano de 2019. Nesta reunião também será definida a data e o local do 2º EMD.

comidi encontrodiocesano7

Segue abaixo, a lista das paróquias presentes:

Região 1
1. Paróquia São Pedro Apóstolo, de Garça (2 pessoas)
2. Paróquia Santa Rita de Cássia, de Marília (5 pessoas)
3. Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Fragata), de Marília (1 pessoa)
4. Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marília (2 pessoas)
5. Paróquia Santa Antonieta, de Marília (6 pessoas)
6. Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Oriente (3 pessoas)

Região 2
1. Paróquia São Pedro Apóstolo, de Tupã (15 pessoas)
2. Paróquia São José Operário, de Tupã (2 pessoas)