Qua, Nov

Membros do Comidi de Marília participam do 38º Encontro Estadual Missionário

COMIDI

Durante os dias 24 a 26 de Agosto ocorreu, na Diocese de São José dos Campos-SP, o 38º Encontro Estadual Missionário. O encontro teve como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos da missão, na ‘Igreja em Saída’, a serviço do Reino”. Participaram do encontro aproximadamente 150 pessoas entre padres, bispos, seminaristas, leigos e leigas, religiosos e religiosas.

A diocese de Marília foi representada pelo Pe Willians, Assessor Diocesano da Urgência Missionária; Ir. Maria Aparecidda, de Oriente; Romildo Melato, estudante da escola diaconal; Rodinei Andrade, da paróquia Santa Antonieta e assessor da IAM (Infância e Adolescência Missionária) e; Julio, do COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) da paróquia Santa Rita de Cássia de Marília.

O evento se iniciou com uma missa presidida por Dom César, Bispo Diocesano de São José dos Campos e, foi assessorado pelo leigo Antônio Caetano, o Toninho. Entre diversas abordagens, no decorrer de suas três exposições, o Toninho refletiu acerca do Ano Nacional do Laicato, seguindo pelas mudanças no cenário eclesial a partir do pontificado do papa Francisco, à luz do Concílio Vaticano II, apontando para a direção que o laicato deve se dirigir, assumindo o papel de sujeito na missão eclesial.

encontroestadualmissionario 02

Durante o encontro, foi aberto o projeto Missionário “Dá-me de beber”, onde as crianças da IAM do estado de São Paulo ajudarão, a partir de doações pequenas, mas generosas, a construir três poços artesianos na Diocese de Pemba, em Moçambique. A coordenação do COMIRE Sul 1 (Conselho Missionário Regional – São Paulo) enfatizou que as dioceses organizem diversos modos de cooperação missionária com os projetos missionários do Regional.

Segundo o Pe. Willians, “as ajudas podem ser feitas por meio daqueles que dobram os joelhos para rezar pelos missionários, por meio daqueles que estendem as mãos para doar recursos necessários à missão e, por meio daqueles que partem em missão”. “Desta maneira, ninguém está excluído de se envolver e colaborar com os trabalhos missionários da Igreja”, concluiu o sacerdote.

O próximo encontro estadual está previsto para acontecer no sub-regional de Sorocaba.

1º Encontro Missionário Diocesano

Acontecerá, no próximo dia 16/09, o primeiro encontro missionário diocesano, na Capela Nossa Senhora Aparecida, de Tupã. As cartas convites já foram encaminhadas para os e-mails de todas as paróquias, congregações, padres de nossa diocese. O tema do encontro será “Alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”, a fim de retomar as reflexões do último Congresso Missionário Nacional (Recife, 2017). Mais informações podem ser dadas no Centro Diocesano de Pastoral e através do Pe Willians, assessor do COMIDI.

Fotos: Romildo Melato | Pascom