Dom, Nov

Casais da Diocese participam do Encontro internacional com mais 4 mil casais em Fátima

ENS

8500 cristãos das Equipas de Nossa Senhora de 92 países estaram em Portugal entre os dias 16 e 21 de julho

O movimento Equipes de Nossa Senhora vai realizar entre os dias 16 e 21 de julho o Encontro Internacional, em Fátima, reunindo cerca de 8500 participantes de 92 países.

ens encontrointernacional2

Participaram 12 casais representando o setor A e B da Diocese de Marília.

A Equipa Responsável Internacional (ERI), presidida pelo casal de Portugal desde o Encontro Internacional que decorreu em Brasília, em 2012, está a preparar o acolhimento aos participantes que chegam de todos os continentes e vão permanecer em Fátima durante uma semana.

“No dia 16, segunda-feira, saem do aeroporto de Lisboa 6500 pessoas”, referiu o casal que preside à ERI, acrescentando a logística de acolhimento “provoca uma certa expectativa para ver como tudo corre” até serem alojados numa centena de hotéis, em Fátima.

O XII Encontro Internacional das ENS tem por tema “Reconciliação, sinal de amor”, inicia em cada dia com uma meditação de D. José Tolentino Mendonça sobre um dos versículos da parábola do Filho Pródigo, a que se seguem conferências, testemunhos de casais e, de tarde, a participação em atividades de grupos, nomeadamente apresentações da Mensagem de Fátima, um musical e um percurso nos Valinhos.

Entre os conferencistas, para além de casais e conselheiros espirituais das ENS, vão estar no Encontro Internacional o cardeal D. Ricardo Blázquez Perez, presidente da Conferência Episcopal de Espanha, Cardeal Peter Turkson, presidente do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, o cardeal D. Sérgio Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros, D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e D. Georges Casmoussa, do Iraque.

"Somos todos nós EQUIPES DE NOSSA SENHORA que iremos participar deste grande elã comum e das graças que o Senhor reserva àqueles que o procuram desse modo", comentou o Elza e Cícero.

No início do encontro, os mais de quatro mil casais vão receber um banco para participar na iniciativa “O dever de sentar”, que vai preencher a esplanada do Santuário de Fátima, na manhã de quinta-feira, e tem por objetivo proporcionar um tempo de diálogo par ao casal.

As conferências do Encontro Internacional das Equipa de Nossa Senhora decorrem na Basílica da Santíssima Trindade e os encontros por grupos na mesma basílica, no Centro Pastoral Paulo VI, num dos Parques e nos Valinhos.