18
Qua, Set
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Romaria Inter Diocesana do Apostolado da Oração ocorrerá em setembro

Apostolado da Oração

veracruzromariaComo todos os anos, a Romaria Inter Diocesana do Apostolado da Oração acontecerá no terceiro domingo de Setembro, e neste ano está marcada para o dia 21 de setembro.

Como todos os anos, milhares de fiéis de diversos Estados brasileiros participam desta Romaria ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, que é fonte de graças e bençãos.

Confira a história da Romaria ao Santuário Sagrado Coração de Jesus:

Em 28 de outubro de 1939, aconteceu a 1ª Romaria, sendo a primeira concentração religiosa, juntamente com a inauguração provisória do Santuário Sagrado Coração de Jesus. A obra não estava concluída, mas isso não foi impedimento para os peregrinos vindos de todos os cantos da diocese, desde Araçatuba a Bauru, e de Bauru a Tupã, por todos os meios de locomoção possíveis (caminhões, jardineiras, carroças, trens e outros). Naquela época, a Cia Paulista de Estrada de Ferro, previamente informada e solicitada, acrescentou vários vagões de passageiros às composições ordinárias e organizou mais 2 trens especiais, um com dez carros de Bauru, e outro com 16 carros de Marília para a Festa de inauguração do Santuário.

"A hospitalidade, o esplendor das solenidades programadas, e o clima emocional que se viveu naquela tarde em Vera Cruz criaram condições para o deslumbramento que foi a 2ª Romaria, realizada no ano seguinte, também no mês de outubro, na Festa do Cristo Rei, com a presença de 8.000 romeiros," disse Monsenhor Florentino Santamaria.

A 3ª Romaria foi organizada pelos Apostolados da Oração da Diocese no mês de Junho de 1941, por ocasião da Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus.

Nesta época, com a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o clima de guerra dominando o país durante e no pós guerra, foi aconselhável a suspensão dessas grandes concentrações religiosas.

Consolidação

As romarias foram retomadas somente em 1984 com o incentivo do Cônego Antônio Flumian, juntamente com Monsenhor Santamaria, e não pararam mais. Todos os anos, no 3º Domingo de setembro acontece a Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração.

As romarias ao nosso Santuário Votivo têm sido um dos eventos mais marcantes da paróquia, transformando-se em fortes momentos de intensa espiritualidade e evangelização tanto para os romeiros quanto para os fiéis da paróquia que se unem num espírito de fé e comunhão para oferecer sua carinhosa hospitalidade e bem-estar aos visitantes.

Fonte: Site do Santuário de Vera Cruz