Qua, Set
Clique aqui para baixar

Panib da diocese de Marília participa da Romaria a Álvares Machado

Nipo Brasileira

panib romaria02No domingo passado, 8 de março, a Panib (Pastoral Nipo Brasileira) realizou sua tradicional Romaria a Álvares Machado. Neste ano, foi lembrado o 75º aniversário de falecimento de Domingos Nakamura, sacerdote japonês que iniciou a Pastoral aqui no Brasil.

Estiveram presentes à romaria cerca de 250 pessoas, vindas de várias cidades, como Campo Grande (MS), Umuarama (PR), Campinas (SP), São Paulo (SP), Bauru (SP). Da diocese de Marília, participaram pessoas de Garça, Bastos e Marília. Uma das romeiras foi a Sra. Yoshi Matsumoto, que completará 101 anos de vida no próximo dia 7 de abril.

As atividades

A primeira parte da solenidade aconteceu no salão do Kaikan. Após orações iniciais, foi feito um esclarecimento sobre a tramitação do processo de Beatificação do Monsenhor Domingos Nakamura. Quem falou sobre o assunto foi o postulador da Causa de Beatificação, Monsenhor Dr. Rubens Miraglia Zani. O processo foi iniciado há alguns anos.

Em seguida, Dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo, conduziu um momento de espiritualidade, no qual falou sobre Quaresma e a Campanha da Fraternidade, relacionando e citando como exemplo a vida do Monsenhor Domingos Nakamura.

A missa foi celebrada na Paróquia de São José, presidida pelo Dom Akamine e concelebrada pelo Monsenhor Rubens, e pelos padres Jurandir Severino de Lima e Agostinho Nagayama.

Durante a missa, o Monsenhor Rubens fez a solene conclusão da fase diocesana do Processo de Beatificação do Mons. Domingos Nakamura. Agora, todos os documentos, depoimentos das testemunhas e outras peças, colhidos nessa fase, serão devidamente rubricados e anexados no processo.

Em seguida, o próprio o Monsenhor Rubens levará a Roma, pessoalmente, todos os autos e documentos, dando entrada na Congregação para a Causa dos Santos.