15
Qui, Abr

Termina o XX Congresso Nacional do ECC

ECC

xxecc2Com a palestra “ECC – Serviço-escola da Igreja para evangelizar a família”, o assistente eclesiástico do Conselho Nacional do ECC, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, encerrou ontem (15) o XX Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo. Segundo o bispo, o ECC ganhou muito em quantidade e qualidade nos últimos anos, tornando-se um “instrumento eficaz para ir ao encontro das famílias e evangelizá-las”.

Para os casais presentes, Dom Benedito falou sobre a importância de estar com o coração cheio de Deus para realizar essa ponte entre Igreja e casais. “É só com o coração cheio de Deus que os encontristas conseguem trazer mais casais para o ECC”, explicou Dom Benedito. Aos padres, ele ressaltou que o movimento é uma importante ferramenta nas paróquias no intuito de atrair mais casais. “Com mais encontristas, a comunidade terá, consequentemente, mais missionários”, apontou.

xxecc2 xxecc2

Para o sucesso dos trabalhos, o assistente eclesiástico enfatizou sobre a necessidade da formação, tanto para os padres quanto para os casais. “É importante que o sacerdote se doe para participar de formações, inclusive incentivando os casais a fazerem o mesmo. Casais formados são casais mais fortes para atuar no ECC”, explicou complementando que, com a formação, é possível realizar a troca de casais nas equipes, já que todos estarão formados e aptos a realizar os trabalhos. No entanto, ele alerta: “para facilitar os trabalhos, as formações devem ser de nível regional, e não setorial”. 

Convidados – Durante a palestra, Dom Benedito convidou ex-assistentes eclesiásticos do Conselho Nacional do ECC - que estavam participando do congresso - para falar sobre suas melhores experiências no ECC e, assim, ensinar algo aos congressistas. O primeiro convidado foi Dom Diógenes Silva Matthes, de 81 anos. Sacerdote há 55 anos, ele foi assistente eclesiástico de 1985 a 1994. Em seus anos de caminhada, a lição que tirou é que os sacerdotes devem ser mais próximos da comunidade. “É preciso que os leigos sintam nos padres carinho e interesse”, ensinou Dom Diógenes.

O bispo Dom Waldemar Chaves de Araújo, de 78 anos, que completou 50 anos de sacerdócio em 2012, que, segundo ele, “valeram a pena”. Ele assumiu o posto de assistentes eclesiástico do Conselho Nacional em 1995, permanecendo no cargo até 2002. Segundo disse, a essência da Igreja Católica é a missão – papel que o ECC desempenha muito bem. “Quando implantamos o ECC em nossa comunidade, eu convidava os casais para me acompanharem em todos os momentos, reuniões, viagens. Graças a isso, hoje em dia eles cuidam de tudo, pois viram tudo desde o começo e conhecem este serviço a fundo”, conta Dom Waldemar. 

O último a ter a palavra foi o bispo Dom Antonio Lino da Silva Dinis, de 69 anos. Ele foi o antecessor de Dom Benedito, tendo exercido o cargo de assistente eclesiástico de 2003 a 2010. Sacerdote há 46 anos, ele disse ser pecado casais aceitarem o convite para serem dirigentes ou diocesanos sem conhecer o serviço do ECC amplamente. “É necessário haver uma reta compreensão do que é o ECC, pois muitos querem mudar as coisas ao seu prazer, e não é assim. As diretrizes têm um propósito”, afirma.

Dom Benedito retomou a palavra ao final e deixou um pedido a todos os congressistas: “continuem fiéis à sua vocação no ECC”.

O Congresso – Com início no dia 13, sexta-feira, o XX Congresso Nacional do ECC, realizado este ano na cidade de Presidente Prudente-SP, reuniu cerca de 1.075 participantes de 246 dioceses do Brasil. As atividades foram realizadas na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). NA quinta-feira, dia 12, foi celebrada a Santa Missa na Catedral de São Sebastião com a entrega dos trabalhos do congresso. Cerca de 2.000 pessoal participaram da celebração que foi presidida pelo Bispo Diocesano de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

Fotos e cobertura completa – A equipe de comunicação do  XX Congresso Nacional do ECC criou um blog que foi utilizado para postar os eventos e fotos do congresso. Para ler mais sobre o congresso acesse: http://eccnacional2012.blogspot.com.br

Com informações da equipe de comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa266