Dom, Out

CEBs realiza encontro diocesano

CEBs

No dia 08 de Julho de 2018 ás 08h30 iniciou-se o encontro diocesano das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Diocese de Marília na Paróquia São Luiz Gonzaga na cidade de Iacri SP.

Com o momento de mística e oração resgatando a espiritualidade das comunidades clamando a presença do Deus do amor e da esperança. Cerca de 350 participantes de 20 paróquias estiveram presentes.

Após o momento de mística e oração o Padre Sidnei pároco da paróquia são Luiz Gonzaga de Iacri e o Padre Jose Afonso Maniscalco assessor das CEBs da Diocese de Marília fizeram a acolhida das cidades juntamente com a equipe de animação coordenada pela Luzia coordenadora das CEBs de Bastos. Cerca

cebs encontrodiocesano2Foto: Professora Doutora Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon, Pe. José Afonso Maniscalco,
Pe. Ademilson Luiz Ferreira

O encontro foi assessorado pela Professora Doutora Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon Doutorada em Ciências da Religião, Professora da PUC – Campinas membra da equipe de assessoria e reflexão da comissão pastoral do laicato da CNBB. A assessora em sua fala ressaltou a importância da ação do cristão leigo e leiga na sociedade e prol do bem comum enfatizando que os leigos e leigas são membros do corpo místico de Cristo no seu total formando-o seu rosto na sociedade como cristãos e cidadãos.

O tema foi propício para analisarmos o papel do leigo e leiga na sociedade dentro do cotidiano, foi percebido a presença do clericalismo na Igreja e do conservadorismo que impedem a verdadeira vivência do amor de Deus por nós.

Marcaram presença o Pe. Ademilson Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Sergio e ao Diácono Marcos pela presença. O encontro encerrou com a celebração eucarística às 17h.

A Equipe Diocesana das CEBs da Diocese de Marília agradece a disponibilidade e pelo sim da Doutora Ivenise aceitando assessorar o Encontro Diocesano com grande sabedoria e audácia em sua fala. Grande estímulo e esperança para todas as comunidades presentes para que possam praticar com amor na sociedade como sujeitos de transformação no meio social em que vivemos.

É com muita alegria que a equipe diocesana presta vênia, reverências e agradecimentos as comunidades, movimentos e pastorais da cidade de Iacri pelo acolhimento, organização e pela alegria de servir.

Por Pe. José Afonso Maniscalco
Foto: Fátima Rodrigues do Nascimento