Ter, Dez

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

No dia 08 de Julho de 2018 ás 08h30 iniciou-se o encontro diocesano das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Diocese de Marília na Paróquia São Luiz Gonzaga na cidade de Iacri SP.

Com o momento de mística e oração resgatando a espiritualidade das comunidades clamando a presença do Deus do amor e da esperança. Cerca de 350 participantes de 20 paróquias estiveram presentes.

Após o momento de mística e oração o Padre Sidnei pároco da paróquia são Luiz Gonzaga de Iacri e o Padre Jose Afonso Maniscalco assessor das CEBs da Diocese de Marília fizeram a acolhida das cidades juntamente com a equipe de animação coordenada pela Luzia coordenadora das CEBs de Bastos. Cerca

cebs encontrodiocesano2Foto: Professora Doutora Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon, Pe. José Afonso Maniscalco,
Pe. Ademilson Luiz Ferreira

O encontro foi assessorado pela Professora Doutora Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon Doutorada em Ciências da Religião, Professora da PUC – Campinas membra da equipe de assessoria e reflexão da comissão pastoral do laicato da CNBB. A assessora em sua fala ressaltou a importância da ação do cristão leigo e leiga na sociedade e prol do bem comum enfatizando que os leigos e leigas são membros do corpo místico de Cristo no seu total formando-o seu rosto na sociedade como cristãos e cidadãos.

O tema foi propício para analisarmos o papel do leigo e leiga na sociedade dentro do cotidiano, foi percebido a presença do clericalismo na Igreja e do conservadorismo que impedem a verdadeira vivência do amor de Deus por nós.

Marcaram presença o Pe. Ademilson Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Sergio e ao Diácono Marcos pela presença. O encontro encerrou com a celebração eucarística às 17h.

A Equipe Diocesana das CEBs da Diocese de Marília agradece a disponibilidade e pelo sim da Doutora Ivenise aceitando assessorar o Encontro Diocesano com grande sabedoria e audácia em sua fala. Grande estímulo e esperança para todas as comunidades presentes para que possam praticar com amor na sociedade como sujeitos de transformação no meio social em que vivemos.

É com muita alegria que a equipe diocesana presta vênia, reverências e agradecimentos as comunidades, movimentos e pastorais da cidade de Iacri pelo acolhimento, organização e pela alegria de servir.

Por Pe. José Afonso Maniscalco
Foto: Fátima Rodrigues do Nascimento

Representantes da Diocese de Marília estiveram participando do Encontro dos delegados do Sul I, nos dias 15, 16 e 17, em Jales, em preparação ao Intereclesial das Cebs que acontecerá em Londrina de 23 a 28 de janeiro de 2018. Os delegados foram acolhidos pelas comunidades e famílias da cidade. Também pelos bispos D. Reginaldo e Dom Demétrio, emérito de Jales. Cerca de 350 delegados estiveram presentes.

Com o tema “ CEBs E OS DESAFIOS DO MUNDO URBANO” a região pastoral 3 reuniu-se no dia 30 de julho no salão Paroquial de Tupi Paulista para refletir e partilhar suas experiências de fé em comunhão e preparação ao 14 Intereclesial das CEBs que acontecerá de 23 a 27 de janeiro de 2018 em Londrina-PR.

Nos dias 15 e 16 de Julho ocorreu o Encontro do sub Regional das Comunidades Eclesiais de Base - CEB´s de Botucatu, na cidade de Rinópolis, este encontro foi celebrativo, foi trabalhado a espiritualidade baseada nas raízes cristã e renovada na força de Deus que age no próximo.

Agentes de pastoral das Comunidades Eclesiais de Base estiveram no último domingo, dia 31 de julho, em Bastos. Assessorados por Rinaldo Henrique Gachet, da diocese de Limeira, a iniciativa contou com a participação de 22 paróquias.

Ocorreu neste final de semana, nos dias 12 e 13, no estado de Santa catarina, na Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo, diocese de Caçador, o III Sulão das Ceb´s com o tema “Contestado”, “Ignorar o Contestado é negligenciar o sangue caboclo derramado em defesa da terra”.

No último domingo, dia 31 de maio, foi realizado, em Marília, o Encontro das CEB's (Comunidades Eclesiais de Base) da Região Pastoral I. Cerca de 50 pessoas estiveram reunidas na comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro Nova Marília. O tema refletido foi "Comunidade de Comunidades: Uma nova igreja", sendo que este foi um dos compromissos assumidos durante o 13º Intereclesial da Ceb´s, realizado em Juazeiro do Norte, e também é uma das propostas do Primeiro Plano Diosesano de Pastoral.

Aconteceu neste final de semana, do mês de julho nos dias 26 e 27 de 2014 o Encontro Diocesano das Ceb´s no Fajopa – Faculdade João Paulo II, com o tema: Comunidades de Comunidades uma nova igreja.

encontrodascebssul12013Ocorreu neste final de semana, nos dias 21 e 22 de setembro de 2013 em Pirajuí, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, Paróquia São Sebastião.

O Encontro Estadual das Ceb´s, Regional Sul I, rumo ao 13° Intereclesial das Ceb´s em Juazeiro(Crato) Ceará em janeiro, com o tema: Justiça e Profecia a serviço da vida e o lema: Ceb´s Romeiras do reino, no campo e na cidade.