Qui, Set
Clique aqui para baixar

Fundo Diocesano de Solidariedade destina R$127 mil a projetos sociais

FDS e Projetos Sociais

Com arrecadação de R$ 244.107,29 realizada no mês de abril, em evento no dia do Padroeiro da Diocese de Marília, São Pedro Apóstolo, Cáritas entrega cheques a 26 entidades sociais. “O futuro de nossas cidades passa pela solidariedade”, disse o bispo diocesano.

Texto: Pe. Tiago Barbosa | Fotos: Cáritas Diocesana

Na manhã da último sábado de junho, dia 29, data litúrgica dedicada a São Pedro Apóstolo, padroeira da Diocese de Marília, a Cáritas Diocesana, organismo religioso responsável pela promoção e atuação social, repassou R$ 127.863,40 a 26 entidades sociais distribuídas nas cidades que compõem o território diocesano.

fds entregadoscheques2

O evento, que reuniu representantes dos projetos beneficiados, ocorreu na sede do organismo, em Marília, onde a entidade mantem ações de prestação de serviços à sociedade mariliense.

“No desenvolvimento da missão confiada a nós, recebemos com gratidão a colaboração da Diocese. Com a ajuda, reafirmamos o trabalho de reinserção de nossas assistidas na sociedade”, afirmou a Irmã Santa Mendes da Silva, religiosa missionária representante da Casa Terapêutica Aurora Boreal. Ela explicou que o montante recebido será destinado para as adequações exigidas pela vigilância sanitária na ação intitulada “A cozinha das Irmãs” que, com a confecção de produtos alimentícios, arrecadam recursos para a manutenção da casa que presta assistência à mulheres em tratamento de dependência química.

Para o bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, gestos de solidariedade como a entrega dos cheques é uma atitude importante para a construção de uma sociedade justa e inclusiva. “O futuro de nossas cidades passa pela solidariedade”, ressaltou.

fds entregadoscheques3

ARRECADAÇÃO

Fruto da Coleta da Solidariedade, que aconteceu em todas as paróquias da Diocese no dia 14 de abril, na celebração do Domingo de Ramos, do montante de R$ 244.107,29 arrecadados, 40% foi repassado para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que auxilia projetos sociais em todo o país por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os outros 60% foram distribuídos em trabalhos no território diocesano. Desta porcentagem, 3% foi repassado para as atividades da equipe da Campanha da Fraternidade (CF), que motiva a coleta, 10% para iniciativas sociais da Cáritas e o valor de R$ 127.863,40 foram divididos para os 26 projetos. A escolha das entidades beneficiadas foi feita pelo Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS).

“Mais que uma entrega de cheques, nos reunimos para um encontro de Igreja que celebra a partilha do nosso povo na ótica da fé”, disse o Pe. José Carlos Vicentin, presidente da Cáritas Diocesana.

PROJETOS

22. Associação Asilo lar Santa Genoveva, de Irapuru;

23. Asilo São Vicente de Paulo, de Tupi Paulista;

24. Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (APAE), de Tupi Paulista;

25. Serviço Social Paroquial, de Tupi Paulista.

26. Associação Casa da Criança, de Tupi Paulista.