Seg, Ago
Clique aqui para baixar

Pastoral da Sobriedade reúne 45 participantes para formação

Sobriedade

sobriedade3Com o intuito de fortalecer e contribuir na implantação desta pastoral nas paróquias, 45 participantes estiveram reunidos no dia 11 de março, na paróquia São Judas Tadeus, de Tupã, para participarem de um dia de formação com a Coordenadora da Pastoral da Sobriedade do Regional Sul I, Dalva Rodrigues Carvalho.

O Encontro teve inicio com a Celebração da Eucaristia, às 9h, presidida pelo pároco da comunidade, Pe. Pedro Angelo Manchini, e concelebrada pelo Pe. Carlos Roberto dos Santos, Coordenador Diocesano de Pastoral.

Em seguida, a assessora apresentou as seguintes reflexões: “Pastoral da Sobriedade: porque, para quem e posição da Igreja”; “Espiritualidade: fundamentação Bíblica”; “Cinco frentes da Pastoral”; “Drogas: efeitos, causas e abordagem”. Foi feita também a partilha de como estão sendo desenvolvidos os trabalhos na diocese e as dificuldades enfrentadas.

Após as palestras, a secretaria do Centro Diocesano de Pastoral, Débora Felice Matilha, entregou os certificados para os agentes que já participaram nas duas formações anteriores promovidas pela diocese.

Por fim, o Pe. Carlos Roberto agradeceu a disponibilidade da paróquia e acolher o encontro e motivou aos participantes a rezarem por Dalva, para que seu trabalho com essa pastoral continue dando muitos frutos, encerrando o encontro com a bênção final por volta das 17h.

Sobre a Pastoral da Sobriedade

­A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na prevenção e recuperação da dependência química. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, casas de recuperação para, através da pedagogia de Jesus, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

Trabalhos na diocese

A pastoral nos propõe muitos desafios, alguns dos quais já foram vencidos com êxitos, como por exemplo, a implantação desta pastoral em algumas paróquias de nossa diocese. Algumas estão em período de formação, outras, como as paróquias de Nossa Senhora de Guadalupe de Marília; São Miguel Arcanjo de Marília; São Pedro de Garça; São Pedro de Tupã; já estão vivenciando em seus grupos os passos proposto pela pastoral.

sobriedade3 sobriedade3 sobriedade3 sobriedade3 sobriedade3 sobriedade3 sobriedade3