Sex, Mai

Dimensão Litúrgica promove formação para Regiões II e III

Agentes de Pastoral

litr2e31A dimensão litúrgica promoveu no último domingo, dia 17 de junho, Encontro de formação Litúrgica para as Regiões II e III da Diocese de Marília no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Flórida Paulista.

“O documento conciliar Sacrosanctum Concilium foi o tema do encontro, que contou com a participação de 15 paróquias e cerca de 180 pessoas”, informou o Pe. Anderson Messina Perine, assessor da Comissão para a Pastoral Litúrgica. O encontro foi coordenado pelo Pe. Anderson, que contou com a colaboração dos seminaristas da Teologia, Marcelo Henrique Gonzales Dias, Danilo Nobre dos Santos, e André Martins dos Santos.

Veja as fotos do encontro

“O objetivo do curso foi de estudar o documento sobre os princípios e normas que deram o impulso à reforma litúrgica nos anos de 1960 a 1970 e, até hoje, norteiam a prática litúrgica da Igreja. A partir do estudo do documento, abrimos a reflexão da participação ativa dos fiéis na liturgia na prática pastoral de nossas paróquias”, explicou o Pe. Anderson.

Palestra do Marcelo

Palestra do André e Ivã

Palestra do  Danilo

Os seminaristas auxiliaram dando palestrar que envolviam a temática do encontro. “Marcelo Henrique apresentou a contextualização histórica do documento, André Luís palestrou sobre o Mistério Pascal, e Danilo explicou sobre o Ano Litúrgico e a Arte Sacra”, disse Nadir Gazola Ferracini, coordenadora da Pastoral Litúrgica de Flórida Paulista.

Nadir também informou que, durante a formação, houve orações das laudes e hora média para incentivar a oração da Liturgia das Horas entre os leigos. “Foi um dia muito aproveitado tanto pelo conteúdo apresentado, pela oportunidade de questionamentos, partilha de experiências e pelo espírito de oração e valorização da Sagrada Liturgia”, avaliou Nadir.

Passaram pelo evento também os Padres Ângelo José Biffi, Nelson Bernardino Lopes, Domingos de Jesus e Manoel Carlos Nery de Souza. A comunidade de Flórida Paulista acolheu a todos com um café da manhã e serviu um almoço fraterno a todos que participaram.