Seg, Abr

Secretários paroquiais confraternizam-se em Adamantina

Agentes de Pastoral

encontro_secretarios73{jathumbnail off images="components/com_joomdoc/views/themes/default/images/icons/16x16/ppt.png"}Secretários e secretárias das paróquias de toda a Diocese de Marília estiveram reunidos ontem, quinta-feira (29), para o Encontro de Secretários. O encontro, já tradicional e em sua décima sétima realização na Diocese, contou com a presença de cerca de 140 pessoas dentre os secretários e alguns padres que estiveram presentes.

O local escolhido para acolher os participantes foi o Rotary Clube da cidade de Adamantina. O ambiente foi preparado por uma equipe coordenada pelo Pe. Nelson Bernardino Lopes, Pároco de Santo Antônio de Adamantina e Vigário Episcopal da Região II. Por volta das 8h30, começaram a chegar os participantes. Um café da manhã, também preparado pela Paróquia Santo Antônio marcou o início do encontro.

A Equipe Diocesana de Secretários estruturou o encontro pensando numa confraternização amigável para reunir os secretários, mas, também, com um momento de oração e uma palestra formativa. Dom Osvaldo Giuntini esteve presente no encontro e deu uma palavra de incentivo aos que estavam presentes.  A assessora deste encontro, Ir. Leda Gonçalves Pinto, ASCJ, conduziu o momento de aprofundamento sobre a essência do secretário. Com muita propriedade, explanou acerca da pessoa do secretário enquanto não um mero colaborador, mas um líder que tem papel fundamental no andamento das atividades paroquiais.

Baixe a apresentação usada pela Ir. Leda:

icon Apresentação da Ir. Leda (305 kB)

Utilizando de uma apresentação em PowerPoint, a Ir. Leda apresentou vários pontos vitais para que alguém seja um bom secretário. Realizou uma dinâmica de grupos, instigando os participantes a debaterem entre si sobre como deve ser um secretário. A contribuição de cada grupo foi apresentada logo após a dinâmica, ajudando a enriquecer a explicação da religiosa.

A palestra foi muito bem recebida pelos secretários. Dentre os vários comentários positivos, a secretária da Paróquia São José, de Osvaldo Cruz, Lucinéia Rodrigues Missias, destacou o momento da dinâmica de grupos como uma interação que ajudou a complementar a visão que cada um tinha sobre o secretariado. “A irmã frisou pontos bem importantes, e ,além disso, deu uma visão geral sobre o que é ser secretário. Pudemos entender que, assim como a secretária que trabalha em uma empresa precisa ser atenta e prestativa ao que faz, a secretária paróquia também tem que ter a consciência de que o seu papel é importante para que as atividades sejam desempenhadas com sucesso”, comentou.

Tendo término a palestra formativa por volta das 12h, todos se dirigiram para a Chácara dos Padres, aonde foi realizado o segundo momento do encontro, a saber, o almoço e confraternização. O Pe. Valdemar Cardoso, Assessor Diocesano da Pascom, estava presente e comentou sobre o encontro. “A chácara proporcionou um bom entrosamento, deixando os padres e secretários bem à vontade para confraternizarem.”, disse o sacerdote, que também destacou a presença de vários novos secretários e secretárias no encontro.

picasa_albumid=5658165624254602689

Após o almoço, houve uma dinâmica para a confraternização dos secretários. Todos foram divididos em quatro equipes e saíram a procura de uma cesta escondida na chácara. A dinâmica pode fazer os secretários se conhecerem ainda melhor e se descontraírem.

Por volta das 15h o encontro teve seu término com a bênção final dada pelo Pe. Marcos Roberto Marques Ortega, Ecônomo da Diocese, juntamente com os padres ali presentes.

“Para mim, foi, senão o melhor, um dos melhores encontros de secretários e secretárias já realizados, levando em conta a organização, o conteúdo transmitido que veio de encontro à necessidade e à realidade dos secretários”, comentou o Pe. Valdemar. “Senti um entrosamento e interesse grande de todos. Foi um encontro realmente empolgante”, vibrou.

A Diocese de Marília cumprimenta todos os secretários e secretárias pelo seu dia (30/09). Agradecemos o trabalho prestado por cada um em suas respectivas paróquias e o empenho realizado para que a evangelização e o cuidado com o povo de Deus alcance os paroquianos!