Qui, Ago
Clique aqui para baixar

Sessão solene marca apresentação da CF 2012 na Câmara de Marília

Campanha da Fraternidade

camara9No dia 9, última sexta-feira, foi realizada a apresentação da Campanha da Fraternidade 2012 na Câmara Municipal de Marília. A CF 2012 tem como tema "Fraternidade e Saúde Pública" e lema "Que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38, 8).

Destaca-se a presença em grande número dos leigos, sacerdotes e agentes de pastoral das paróquias de Marília, que compareceram em grande número.

Após a abertura da sessão pelo Presidente da Câmara, Vereador Yoshio Takaoka, Dom Osvaldo Giuntini, Bispo Diocesano de Marília, tomou a palavra para comentar sobre a importância das CF na vida da Igreja.  Dom Osvaldo explicou que os temas das Campanhas são sugeridos pelas próprias paróquias e comunidades e, depois, enviados à CNBB, que define o tema do ano com base nos anseios e clamores que surgem na realidade brasileira.

O Bispo de Maríla também comentou brevemente sobre a CF deste ano. Dando prosseguimento, o Pe. Marcos Roberto Marques Ortega, assessor da CF na diocese, apresentou o hino da campanha, que foi entoado pelos presentes. Em sua fala, o Pe. Marcos destacou os pontos que a CNBB propõe para a reflexão nas paróquias e pelas autoridades públicas.

A psicóloga Alessandra Faria Rossi, membro da equipe diocesana da CF, após a fala do Pe. Marcos, teve por objetivo fazer uma breve análise do Sistema Único de Saúde (SUS). Alessandra comentou as dificuldades sofridas pela população de forma geral no atendimento à saúde. Apesar dos obstáculos, frisou pontos positivos que o sistema oferece e que podem ser aproveitados no debate pela melhoria do mesmo.

Também o seminarista Adeflor Xavier Pereira Júnior fez uma meditação do cuidado com a prestação de serviços básicos de saúde à luz da parábola do bom samaritano. Em sua reflexão, Adeflor mostrou que a atenção dada as pessoas necessitadas é uma urgência não só do governo, mas de cada pessoa que vê o sofrimento do próximo e não pode deixar de levar a ele uma palavra de vida.

A apresentação foi encerrada pelo Pe. Marcos, que fez um apelo à reflexão do tema pelos governantes e pelas paróquias.camara4camara11