Ter, Ago
Clique aqui para baixar

Regiões Pastorais participam de formação para CF 2012

Campanha da Fraternidade

cf_regioes14A Campanha da Fraternidade deste ano tem mobilizado a Diocese para o aprofundamento de seu tema e formação de agentes. Para este ano, a CNBB pede que a Igreja no Brasil reflita sobre a saúde pública, tendo como tema da CF: "Fraternidade e Saúde Pública", inspirado no versículo bíblico do Livro do Eclesiástico: "Que a saúde se difunda sobre a Terra" (cf. Eclo 38, 8).

Ao longo do mês de fevereiro, várias reuniãoes formativas foram feitas em cada uma das Regiões Pastorais, a fim de que a Equipe Diocesana da CF 2012 possa levar subsídios que motivarão as paróquias a desenvolverem trabalhos e ações relacionadas com o tema proposto. A equipe é composta pelo Coordenador Diocesano da CF, Pe. Marcos Roberto Marques Ortega, pela psicóloga Alessandra Faria Rossi e pelo seminarista Adeflor Júnior.

"Os encontros têm como objetivo o estudo do texto-base que CF propõe em 2012, bem como motivação para que os fieis reflitam sobre políticas que envolvem o SUS (Sistema Único de Saúde) e os diversos segmentos da saúde pública", explicou o seminarista Tiago Barbosa, que faz parte da Equipe da Pascom Diocesana.

Na Região I, o encontro de formação para as equipes paroquiais foi realizado no dia 29 de janeiro (confira a matéria clicando aqui). Já na Região II, a formação ocorreu no dia 5 de fevereiro no salão paroquial da Paróquia Santo Antônio, de Adamantina. Segundo o seminarista Tiago, cerca de 80 pessoas participaram na ocasião.

No dia 8, a Região I recebeu novamente a equipe da CF para a reunião ampliada dos agentes de pastoral e Conselho Regional de Pastoral no anfiteatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Marília. Na ocasião, cerca de 100 pessoas estiveram presentes, dentre leigos e padres.

Por sua vez, a Região III recebeu a formação no último dia 12 na Paróquia Santo Antônio, de Junqueirópólis. O Pe. Marcos Roberto informou que cerca de 60 leigos compareceram à formação, além da presença de alguns sacerdotes e seminaristas.

O Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Carlos Roberto dos Santos, que esteve presente em todos os encontros, avaliou positivamente a participação dos paroquianos nas formações regionais. "A participação dos leigos foi muito boa. O tema provocou o interesse dos participantes a se reunirem nas paróquias e transmitirem o conhecimento que foi passado.", disse o coordenador. Ele também aproveitou a oportunidade para motivar os leigos a assumirem compromisso nas diversas esferas de atuação como conselhos municipais de saúde. "Gostaríamos de agradecer a Equipe Diocesana pelo empenho nas formações, aos fiéis e padres por comparecerem e aos Vigários Episcopais das Regiões, que organizaram e se fizeram presentes nas formações", concluiu.