Seg, Jan

Diocese participa de encontro preparatório da CF 2012

Campanha da Fraternidade

cf2012A Campanha da Fraterni­dade do próximo ano terá o tema "Fra­ternidade e a saúde pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".

No Estado de São Paulo, a preparação das equipes dioce­sanas ocorreu em um encontro realizado em Itaici, do dia 21 ao dia 23 de outubro.

O evento contou com a presença da Diocese de Marília, que foi representada pelo coordenador diocesano da CF, Pe. Marcos Roberto Marques Or­tega, e pelos demais membros da equipe, os seminaristas Ales­sandro Pascoal de Brito e Ade­flor Xavier Pereira Júnior e a psicóloga Ales­sandra Faria Ros­si.

Acompanhe, na sequência, o relato do seminarista Ales­sandro, sobre as reflexões do encontro em Itaici.

"A Igreja no Brasil, para enfrentar os grandes desafios à ação evangelizadora, percebe a necessidade de voltar às fontes e recomeçar a partir de Jesus Cristo. Toda a ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai. No contexto eclesial, não há como empreender ações pastorais sem nos colocarmos diante de Jesus Cristo.

A Campanha da Frater­ni­dade, celebrada na Quaresma, intensifica o convite à conversão. Ela contribui incisivamente para que este processo ocorra e alargue o horizonte da vivência da fé, na medida em que traz, para a reflexão e­cle­sial, temas de cunho social, portadores de sinais de morte, para suscitar ações transfor­madoras, segundo o Evangelho.

Durante o encontro, fizemos a reflexão de três tópicos: Saúde pública (SUS - Sistema Único de Saúde, relação médico/paciente, urgência/e­mer­gência e saúde da pessoa idosa); Qualidade de vida (alimentação saudável, obesidade e o adoecer humano); e Realidade Sócio-pastoral (realidade social, relação médico e paciente, biossegurança, processos de visitação, nos conselhos municipais de saúde)."