19
Seg, Abr

Delegação diocesana participa de Encontro Nacional da PJ

Setor Juventude

EPNJ4Entre os dias 8 e 15 de janeiro, jovens da Sub-Região de Botucatu participaram juntamente com a juventude de todos os lugares do país do 10º ENPJ – Encontro Nacional da Pastoral da Juventude – que aconteceu no Regional Sul 2, diocese de Maringá-PR. Este encontro acontece de três em três anos e é um espaço de encontro com o próximo, de partilha, de formação, de celebração da vida, de reafirmar bandeiras de luta, e sobretudo de olhar a realidade em que vivemos e inspirados pela espiritualidade libertadora confirmar a nossa a opção de amar sem medidas.

EPNJ1EPNJ2EPNJ3A Diocese de Marília participou do encontro com duas delegadas (Viviane Motta Batista, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e representante da PJ no Conselho Municipal de Juventude e Bruna Motta Batista, Paróquia Sagrado Coração, e da Coordenação regional da PJ) e um delegado (José Augusto Brasil, Espaço Juventude e assessor da Sub-Região da PJ). Os delegados marcaram presença durante todo o encontro, levando a cara da juventude do interior paulista, mostrando nossa realidade e contribuindo na construção de materiais como subsídios, roteiros de encontro, celebrações, que serão revisados pela Coordenação Nacional da Pastoral de Juventude e distribuídos para todos os grupos de base do país.

Um dos momentos mais marcantes do encontro foi no dia 11 (terça-feira), quando realizamos a missão jovem. Em duplas, fomos enviados às casas de famílias e comunidades, com o objetivo de levar o Deus jovem que habita em cada um, anunciar o evangelho com gestos e palavras, se fazer escuta e compreender a realidade daquelas pessoas e, sobretudo rezarmos juntos a vida do nosso povo.

Também tivemos momentos fortes de espiritualidade, com as missas, celebrações, oficio divino da juventude e leitura orante da Bíblia. Houve, ainda, momentos de formação, com falas sobre a Igreja Jovem, Concilio Vaticano II, Projeto de Revitalização Latino- Americano e Projetos Nacionais da PJ.

Como não poderia faltar, tivemos momentos de festas e integração, onde conhecemos pontos turísticos da cidade, e, através de apresentações artísticas e comidas típicas, conhecemos um pouquinho da diversidade cultural do nosso país.

O Encontro contou com a presença massiva do clero, vários bispos, como Dom Sinésio, Dom Anuar – bispo de Maringá -e Dom Altieri – bispo referencial da juventude no Regional Sul I -, Congregações, Centros e Institutos de Juventude e, sobretudo, lideranças jovens de várias dioceses do país, garantindo assim, o protagonismo juvenil durante todo o processo.

Também tivemos a oportunidade de ter em nosso meio a Micaela, jovem paraguaia que representa o Cone Sul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – na Comissão Latino Americana de Jovens.

Outro momento importante do encontro foi a publicação oficial do livro Igreja Jovem, construído por jovens e assessores de todo o país, e que traz um pouco de como a Pastoral da Juventude trabalha a formação integral, espiritualidade, e os projetos nacionais. Estes livros foram distribuídos para todas as dioceses para serem vendidos a preços simbólicos. Em Marília podemos adquirir o livro no Espaço Juventude, Rua Campinas, 240.

Os jovens que participaram do encontro voltam fortalecidos na fé e com missão de anunciar a todos os cantos o Deus Jovem e libertador e construir em suas dioceses e paróquias a verdadeira Igreja Jovem.

Participaram do encontro cerca de 620 pessoas, entre jovens e assessores, garantindo a certeza de que a PJ continua muito viva. “PJ aqui, PJ lá, PJ em todo lugar”.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa266