Ter, Jun

Diocese participa do 11º ENPJ – Encontro Nacional da Pastoral da Juventude em Manaus.

Setor Juventude

A Diocese foi representada através dos jovens Mateus Vieira da paróquia Santa Rita de Cássia, e Jaqueline Alves da paróquia Sagrada Família e da assessora Karla Rossana Motta Batista da paróquia Sagrado Coração de Jesus, todos da cidade de Marília.pjmanaus02

Motivados pela iluminação Bíblica ‘Mestre onde moras? Vinde e Vede’ (Jo 1, 38-39), os/as jovens e assessores/as de todos regionais do Brasil, saíram em missão nas terras manauaras, visitaram comunidades rurais, urbanas, indígenas e ribeirinhas, encontraram diversas realidades e a fé viva do povo de Deus.
Além da missão, os/as participantes debateram sobre os caminhos da igreja, a opção pelos/as pobres e marginalizados, sobre a vida da juventude e assumiram o compromisso de priorizar os grupos de jovens, onde o Mestre Jesus também se revela a partir da opção pedagógica de pequenos grupos, opção essa que é de extrema importância já que, nas palavras de Dom Vilson Basso “A PJ é a maior escola de formação de lideranças da Igreja do Brasil”.
Os /as participantes receberam uma carta do Papa Francisco durante o ENPJ, deixando todos/as muito motivados a partir das palavras de esperança para os/as jovens se manterem firmes na caminhada: “Nunca percam a esperança e a utopia, vocês são os profetas da esperança, são o presente da sociedade e da nossa amada Igreja e por sobre todo são os que podem construir uma nova Civilização do amor”.
Toda arquidiocese de Manaus, desde os/as jovens dos grupos de base até Dom Sérgio Castriani, juntamente com a coordenação Nacional da PJ, preparam todos os detalhes do Encontro, a acolhida e todos os outros momentos foram cheios do amor de Deus, refletindo a prática inclusiva de Jesus.
“E como não podemos deixar de falar daquilo que vimos e ouvimos, retornamos para a nossa diocese, onde também mora o Mestre, agradecendo a possibilidade da ida e todo o apoio que dela recebemos e nos colocando a serviço de tantos e tantas jovens que estivemos representando nesses dias de encontro, para que eles e elas possam sentir um pouco de tudo o que nós sentimos lá.” Diz Mateus Vieira.

edicao250