Qui, Jun

Erro ao criar imagem para images/2015-01-29-pjcursodeverao.jpg

Juventude participa do Curso de Verão

Setor Juventude

E lembrando que, mesmo com pessoas de vários lugares do Brasil e até de outros países e com pessoas de diferentes religiões, existiu o respeito com todos e todas e uma ótima convivência! E entre todas essas pessoas, o jovem Mateus Bevilacqua e as jovens Jaqueline Alves e Amanda Magalhães, participaram representando a PJ da Diocese de Marília.

Com o tema Juventude e Relações afetivas, tivemos a chance de conversar e entender melhor sobre algo que, infelizmente, ainda é considerado um tabu entre as pessoas, pois nesse meio envolvemos a sexualidade junto, e a maioria das pessoas não gosta de falar sobre esse assunto que é tão importante.

Durante as manhãs no TUCA, tivemos várias palestras. Com Ana Cristina Canosa, falando sobre a corporeidade e a identidade. Edward Guimarães, falando sobre relações afetivas. Marcelo Barros, com o assunto "viver a sexualidade como caminho espiritual". Pedro Ribeiro de Oliveira, falando sobre a fraternidade, igreja e sociedade. E tivemos ainda a presença do coordenador da Pastoral da Diversidade, Lula Ramires. E na Mesa, Américo Sampaio e Pedro R. de Oliveira, com o assunto igreja e sociedade.

Com esse Curso de Verão, podemos nos aprofundar nesse tema que está muito presente hoje em dia, mas que também não é algo tão discutível. Além dos trabalhos nas tendas, que tinha o objetivo de termos um espaço de partilha, convivência, de aprofundamento da temática do curso e seus eixos (ecumenismo, mutirão, educação popular e arte).

Saímos do curso com um compromisso de levarmos tudo o que aprendemos durante esses nove dias para as nossas comunidades. E pensarmos juntos e juntas, na ação que podemos realizar dentro desses espaços.

Alguns exemplos que podem nos inspirar:

- organizar nas Igrejas e comunidades, espaços e momentos de formação para a juventude, que promovam o debate e a reflexão sobre o tema da afetividade, da sexualidade, corporeidade e identidade, de maneira ampla e ética, em vista da promoção da vida.

- discutir a ética na totalidade da vida, integrando na vida pessoal a espiritualidade, a sexualidade e a ética para acolher o outro e a outra com amor.

-alimentar a fé e a esperança dos e das jovens na busca da realização de seus sonhos e de sua identidade.

-combater as desigualdades sociais de gênero, etnia e raça.

-comprometer-se com a luta pela libertação da mulher e do homem do peso da cultura dominante.

Com essas ideias, podemos tornar nossas comunidades um lugar melhor para todos e todas. Um lugar com respeito, aprendizado e muito amor! E que venha o Curso de Verão de 2016, que terá como tema: Economia Promotora dos Direitos Humanos e Ambientais.

Texto e foto de Amanda Magalhâes

edicao250