26
Qua, Jun

Pastoral da Juventude participa de Ampliada Estadual

Setor Juventude

foto1Passaram se três anos da última ampliada e desde o ano passado o Regional Sul 1 está em festa pelos 40 anos da PJ. E foi nesse embalo de alegria e sintonia que jovens e assessores de diversas dioceses e Sub Regionais refletiram o tema "PJ Sul-1: Celebrando 40 anos de história, sonhando os passos firmes da trajetória" e lema "Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de tantas outras pessoas - Gonzaguinha".

Além do tema e lema, a iluminação bíblica de Marcos 14, 51-52, ajudou os participantes a olharem para a caminhada do Regional, analisando o presente e o futuro, contando com a assessoria de Carmem Lúcia Teixeira do Cajueiro do Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude, através dos horizontes temáticos: Formação, Defesa da Vida, espiritualidade, comunicação, diversidade cultural da Juventude e Afetividade e sexualidade.

As discussões ajudaram a refletir a condição juvenil atual e foram instigadas pelo sociólogo e pesquisador em juventude Renato Almeida, coordenador do Centro Cultural da Juventude Alex Piero e Maria Virgínia (Magi) de Freitas, coordenadora da área de Juventude da Ação Educativa.

A Ampliada também contou com a participação do bispo de Mogi das Cruzes, Dom Pedro, que celebrou a renovação do batismo juntamente com os padres Edgar Souza da Diocese de Araçatuba e Paulão da Diocese de Guarulhos, que estiveram presente em todos os momentos do evento.

A Diocese de Marília marcou presença com a participação de cinco delegados: Éder Salamoni da Paróquia Sant’ana, Mateus Vieira e Jenyfer Santana da Paróquia Santa Rita de Cássia, Nubya dos Santos da Paróquia Sagrado Coração e Jaqueline Alves da paróquia Sagrada Família, de Marília, e colaboradora do Espaço Juventude IRSC além da participação de Bruna Motta, que representa o Sub Regional Botucatu na Coordenação do Regional.

A Ampliada foi um importante espaço para pensar a atuação da Pastoral da Juventude em busca da construção do Reino de Deus, afirmando a opção pelos pobres e oprimidos.

foto1

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

edicao250