Seg, Abr

Setor Juventude realiza a segunda formação diocesana no ano

Setor Juventude

principalOcorreu, nos dias 15 e 16 de setembro, em Rinópolis, o 2° Encontro de Formação para Jovens, promovido pelo Setor Juventude. O encontro contou com 48 jovens e, entre eles, 16 paróquias da diocese se fizeram presentes. O tema do encontro foi sobre o “Relacionamento” sob três perspectivas: comigo, com o outro e com Deus.

2form-juv1O encontro teve início com uma acolhida e café às 14h do sábado e terminou com uma missa, presidida pelo padre Manoel Carlos, e com o almoço no domingo. O Almoço de encerramento também foi um churrasco a pedido dos jovens.  A equipe de Rinópolis novamente preparou toda a estrutura do encontro, inclusive pousos e alimentação. Na acolhida, o Pe. Marcos Cesário, assessor diocesano do Setor Juventude, esteve presente.

O encontro foi inteiramente dinâmico, contando com três pequenas reflexões orais de 30 minutos e, no mais, diversas dinâmicas abordando as três perspectivas do relacionamento. Os jovens participantes também puderam incluir-se na preparação do encontro por meio de equipes elaboradas durante o mesmo. Com isso, eles sugeriram ideias e as realizaram nos momentos oportunos.

No sábado a noite aconteceu um Sarau. Todos os jovens tiveram a oportunidade de preparar alguma coisa para apresentar para os demais. Alguns se interessaram em apresentar. “O momento foi extremamente interativo, descontraído e não faltou conteúdo para refletir acerca do próprio encontro”, avaliou o seminarista Willians.

A Formação vinha sendo pensada a algum tempo pelos seminaristas Assessores, Adeflor Junior, Márcio Monteiro, e Willians Roque de Brito, que contaram com várias sugestões de alguns jovens das três regiões pastorais.  Além dos seminaristas, a equipe também contou com os jovens Tiago e Lucinéia de Osvaldo Cruz, Roger de Tupã, Daiane de Bastos, Jéferson de Rinópolis e, Wladimir de Ouro Verde.

Os Jovens que foram ao encontro saíram satisfeitos com o mesmo. As irmãs Thainá Zoccaratto e Thairine Zoccaratto manifestaram a seguinte opinião: “Relacionamentos. Um tema que já de início cativa e interessa a maioria das pessoas, pois é um ponto chave da vida humana. Se relacionar não é tão fácil, porém, se você se colocar em momentos de solidão consigo mesmo, dando espaço pra amar o próximo e com isso não se imortalizar nas pessoas fazendo delas uma propriedade, mas como presentes do próprio Deus, o relacionamento se torna mais harmônico e feliz”, concluíram.

Tendo passado esta formação, o Setor Juventude se prepara para a vivência do DNJ (Dia Nacional da Juventude). Há algum tempo estão ocorrendo reuniões para a preparação do mesmo e nos dias 13 e 14/10 ocorrerá, na paróquia São Judas Tadeu, de Tupã, um momento de incentivo em prol do DNJ. Lembramos que no mês de outubro a próquia estará realizando as “missões populares” por ocasião de seu Jubileu de Ouro de criação. O DNJ ocorrerá no dia 27/10, no ginásio de esportes “Elias Kenaifes” (ao lado do Estádio Municipal), em Tupã. O setor Juventude convida todas as paróquias para que se organizem em caravanas para marcar presença nesse importante dia de nossa diocese.

2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1 2form-juv1