16
Seg, Set
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

No último dia 24 de agosto, sábado, a Comissão do Setor Juventude da Diocese de Marília se reuniu em Junqueirópolis para a divulgação do cartaz do Dia Nacional da Juventude 2019, que acontecerá no dia 20 de outubro, na cidade de Junqueirópolis. O evento terá como tema “Juventude Construindo a Civilização do Amor”, com diversas atrações e uma programação repleta de atividades.

SetorJuventudeDNJ

A comissão organizadora prevê a participação de três mil pessoas, os quais poderão desfrutar de diversos ambientes para louvor, oração e adoração, como Capela, Espaço Partilha, Espaço Pregações, além dos palcos  Talentos, Principal e Sacramix. A novidade deste ano será o espaço Confissões, onde diversos padres estarão disponíveis para o atendimento durante o evento.

Trazendo como proposta de um conceito patriota, onde, a jovem traz sobre si a bandeira nacional, o layout do cartaz do DNJ evidencia que jovem que é o presente e futuro da nação, o contexto ainda traz a imagem panorâmica de uma cidade, ou seja, representa a civilização, com diversos likes, símbolos utilizados em redes sociais, remetendo a era digital que a juventude está mais intimamente ligada.

Para o Pe. Edson de Souza Barbosa, vigário paroquial da Paróquia Santo Antonio, de Junqueirópolis, é uma grande responsabilidade assumida, poder acolher o DNJ para uma vivência de toda a juventude “na realidade, espiritualidade e dinamismo católico”. Segundo o sacerdote, o evento tem gerado um grande movimento paroquial entre diversas pastorais e movimentos, além de contar com o apoio da acolhida dos munícipes de Junqueirópolis, dos poderes legislativo e executivo, da Policia Militar e dos serviços de Saúde, para o desenvolvimento do encontro.

"Reconhecendo a nossa essência missionária, que recebemos em nosso batismo, somos convidados a construir a civilização do amor em nossa Diocese. Junte os jovens de sua paróquia, faça sua caravana, e venha viver esse grande momento conosco", convida o padre Francisco Antônio dos Anjos Andrade, assessor diocesano do Setor Juventude.

Designer: Vinicius Cruz
Texto: Gustavo Uriel | PASCOM | Diocese de Marília

Jovens de toda a Diocese celebraram, ontem, 19, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento, que ocorreu no Centro Universitário de Adamantina (Unifai - Campus I), reuniu centenas de jovens ao som de Raul Sabino, Levitas, Avenida 37 e bandas regionais, pregação de David Fernandes e tenda vocacional.

Em 2018, será realizada a XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. No processo de preparação, ocorre a fase de consulta, quando o povo de Deus pode enviar contribuições e respostas ao questionário disponibilizado pela Santa Sé. O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vilsom Basso, explica como os jovens brasileiros podem participar.

A Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Sul 1 se reúne no próximo dia 18 de setembro para a realização da 22ª Romaria Estadual da Juventude, na Praça da Sé, em São Paulo. Estima-se participação de pelo menos 5 mil jovens, vindos dos grupos de base da PJ de todo o estado de São Paulo, para comungar do evangelho pregado por Jesus Cristo em uma grande celebração Mariana. O evento terá início às 4 horas, com a concentração na praça.

Nos dias 23 e 24 de julho de 2016, aconteceu o IV Encontrão Diocesano da PJ da Diocese de Marília. A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (de Marília), acolheu esse maravilhoso encontro, contando com a presença dos/as jovens da Paróquia Santa Rita de Cássia (Marília), Sant'Ana (Herculândia) e São José Operário (Tupã). Em torno de 65 pessoas estavam presentes.

Cerca de 600 jovens da Diocese de Marília (SP) se reuniram na cidade de Flórida Paulista para a celebração do DNJ 2015. Em comunhão com a proposta da CNBB, o evento ressaltou a importância da juventude na sociedade, explicou o padre responsável.

No sábado, dia 20 de junho, se deu início ao Curso de Lideranças da PJ da Diocese de Marília em Paulicéia, com o tema: "vem, entra na roda com a gente!". Com a assessoria de Mateus Vieira e Mateus Bevilacqua, que trabalharam e discutiram com os/as participantes sobre a dimensão sócio-político, passando antes pela dimensão pessoal, e alguns temas, como a educação e a violência e sua relação. Trabalharam e discutiram também sobre reforma política e a redução da maioridade penal.

Com os Discípulos de Emaús - Lc 24,13-35,  O texto está situado logo após o assassinato de Jesus por parte dos chefes dos sacerdotes e romanos. Nesse contexto, dois dos discípulos de Jesus saiam de Jerusalém em direção a Emaús. Nessa caminhada os discípulos estavam desanimados, sem esperança, com medo e cheios de angustias, devido as experiências que haviam vivido nos últimos três dias. Os dois iam conversando sobre Jesus, eis então que Ele começa a fazer parte da sua caminhada não sendo reconhecido.  

No último domingo, foi celebrado o Dia Mundial da Juventude. Na diocese de Marília, um evento foi realizado em conjunto entre as paróquias São José, de Tupã, e Imaculada Conceição, de Parapuã, e o Grupo Kairós, de Rinópolis. A vigília do Dia Mundial da Juventude, proposta pelo Papa Francisco, começou às 20h e foi encerrada às 22h30, com a participação de cerca de 80 pessoas.

O Espaço Juventudes IRSC, localizado na Rua Campinas, 240 (Marília/SP) é um espaço criado pela Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração, para acolher as juventudes no trabalho pastoral e social, a partir do exemplo e missão, inspirada no amor a Deus e aos/as jovens, de seus fundadores Ir. Policarpo e Pe André Coindre.

O 28º Curso de Verão de 2015, realizado pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, CESEEP, em parceria com a PUC-SP e o TUCA, que aconteceu do dia 06/01 ao dia 14/01, reuniu muitas pessoas. 508, para ser mais exato. Entre essas pessoas, 377 eram participantes, 71 monitores/as, 54 voluntários/as, 4 assessores/as e 2 responsáveis das mesas de debate.

setor-juventude-capaNos dias 13 e 14 de Setembro, a Paróquia São Pedro de Paulicéia acolheu aproximadamente 25 jovens no Rancho Pôr do Sol, situada na vicinal próximo ao Balneário Municipal da cidade, para realização do retiro diocesano da Pastoral da Juventude.

setorjuventudeO Setor Diocesano da Juventude realizou sua segunda reunião deste ano. O encontro contou com os representantes das três regiões pastorais de nossa diocese e foi realizado no último dia 14/06 na Paróquia São José Operário em Tupã.

Sub-categorias

Pagina 1 de 3