22
Sex, Nov
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

No último dia 24 de agosto, sábado, a Comissão do Setor Juventude da Diocese de Marília se reuniu em Junqueirópolis para a divulgação do cartaz do Dia Nacional da Juventude 2019, que acontecerá no dia 20 de outubro, na cidade de Junqueirópolis. O evento terá como tema “Juventude Construindo a Civilização do Amor”, com diversas atrações e uma programação repleta de atividades.

SetorJuventudeDNJ

A comissão organizadora prevê a participação de três mil pessoas, os quais poderão desfrutar de diversos ambientes para louvor, oração e adoração, como Capela, Espaço Partilha, Espaço Pregações, além dos palcos  Talentos, Principal e Sacramix. A novidade deste ano será o espaço Confissões, onde diversos padres estarão disponíveis para o atendimento durante o evento.

Trazendo como proposta de um conceito patriota, onde, a jovem traz sobre si a bandeira nacional, o layout do cartaz do DNJ evidencia que jovem que é o presente e futuro da nação, o contexto ainda traz a imagem panorâmica de uma cidade, ou seja, representa a civilização, com diversos likes, símbolos utilizados em redes sociais, remetendo a era digital que a juventude está mais intimamente ligada.

Para o Pe. Edson de Souza Barbosa, vigário paroquial da Paróquia Santo Antonio, de Junqueirópolis, é uma grande responsabilidade assumida, poder acolher o DNJ para uma vivência de toda a juventude “na realidade, espiritualidade e dinamismo católico”. Segundo o sacerdote, o evento tem gerado um grande movimento paroquial entre diversas pastorais e movimentos, além de contar com o apoio da acolhida dos munícipes de Junqueirópolis, dos poderes legislativo e executivo, da Policia Militar e dos serviços de Saúde, para o desenvolvimento do encontro.

"Reconhecendo a nossa essência missionária, que recebemos em nosso batismo, somos convidados a construir a civilização do amor em nossa Diocese. Junte os jovens de sua paróquia, faça sua caravana, e venha viver esse grande momento conosco", convida o padre Francisco Antônio dos Anjos Andrade, assessor diocesano do Setor Juventude.

Designer: Vinicius Cruz
Texto: Gustavo Uriel | PASCOM | Diocese de Marília

A Coordenação da Pastoral Litúrgica Diocesana esteve reunida dia 31 de agosto, em Osvaldo Cruz, na Paróquia São José para avaliar as atividades deste ano e propor um calendário de atividades para 2020.

Na ocasião, foi organizada a Liturgia para Assembleia Diocesana que ocorrerá no próximo dia 22 de setembro também em Osvaldo Cruz na Igreja Matriz. Estiverem presentes o Assessor Diocesano de Liturgia, Pe. Anderson Messina Perini, a coordenadora diocesana da Pastoral Litúrgica, Edna Regina Gasparotto dos Santos, os coordenadores das regiões pastorais, Valdemar Vieira (Região I), Janice Bortotti Vitor Moreira (Região II) e Vanessa Cristina de Magalhães Steluti (Região III), os coordenadores dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC's) por região pastoral, José Ribamar Mota Teixeira Júnior (Região I), Mauro de Avance (Região II) e Elisandra Fernandes de Souza (Região III), e os coordenadores dos Ministérios de Música Litúrgica, Ronivaldo de Moraes Ferreira (Região II) e Pedro Antonio de Souza Filho (Região III).

À pedido do Frei Zilmar Augusto, Assessor Diocesano de Música Litúrgica, foi proposto datas para oficinas de cantos para o tempo do Advento e Natal por região Pastoral. Nos dias 5 e 6 de novembro na Região I, em Marília, e 9 de novembro para as regiões II e II, com local ainda a confirmar. Para aqueles que se interessarem pelo material usado na formação diocesana de liturgia deste ano, que também será usado nesta oficina, poderão entrar em contato com Centro Diocesano de Pastoral (CDP).

Na última sexta-feira, dia 23, os membros da Comissão da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 1 da CNBB se encontraram em Caraguatatuba (SP) para a preparação do 24° Encontro Estadual que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de novembro.

Com a presença de coordenadores das sub-regiões pastorais e de padres assessores, a reunião foi realizada na Colônia de Férias da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo, onde acontecerá o evento dos comunicadores.

ComissodeComunicao2

A 24° edição do encontro sediado no litoral norte do Estado desenvolverá como tema central a gestão de crise pastoral e institucional e, dentre os assessores, contará com o jornalista Moisés Sbardelotto, doutor em comunicação, e um dos maiores nomes em pesquisa e em consultoria de instituições religiosas no Brasil.

“O Encontro Estadual dos agentes da Pascom é fundamental para favorecer os eixos da formação e articulação. O tema a ser tratado este ano é importante para todas as equipes, pois vivemos um período intenso de crises em muitos âmbitos da sociedade, inclusive da Igreja que sofre com forte ataques e perseguições", afirmou o Pe Marcos Vinicius Clementino, coordenador da Pascom no Regional.

BISPO REFERENCIAL

A reunião da Comissão estadual também foi marcada pelo anúncio do novo bispo referencial para a comunicação no Regional Sul 1.

No próximo quadriênio (2019-2023), o bispo diocesano de Bragança Paulista, Dom Sérgio Aparecido Colombro, integra a equipe e passa a acompanhá-la, dirigindo-a espiritualmente.

"Com alegria e com o desejo de servir farei parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social. Como nos lembra o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, nosso trabalho será o de compreender a comunicação como um processo social a serviço das relações entre homens e mulheres, favorecendo a comunhão e a cooperação entre as pessoas", disse o novo bispo referencial ao falar de sua missão à frente da Comissão, e concluiu: "temos um longo caminho a percorrer".

No final do ano de 2018, o padre Sérgio Luiz Roncon, pároco da Paróquia São Francisco Xavier, de Bastos, e o padre Sidnei de Paula Santos, pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, de Iacri, procuraram algumas lideranças (ex-shalonistas) de diversas paróquias, e convocou uma reunião onde foi proposto a reativação do Movimento Shalom na Diocese de Marília, o qual foi aceito prontamente.

O Consagra-te Marilia nasceu há 5 anos atrás com o objetivo de divulgar e propagar uma antiga devoção Mariana, através do método de consagração total de “São Luiz Maria Grignion de Monfort”, chamado “Tratado da Verdadeira Devoção”, antigamente conhecido como Preparação para o Reino de Jesus Cristo.

A Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, através da Pastoral da Comunicação (PASCOM), agradeceu os Senhores(as) colaboradores, voluntários, entregadores, patrocinadores e agentes da PASCOM, em um momento especial de oração a Deus na Eucaristia celebrada no dia 7 de novembro na Matriz.

No dia 15 de setembro aconteceu a reunião da Sub-região de Botucatu da Pastoral Carcerária em Marília, na paróquia Sagrado Coração de Jesus. O encontro contou com a presença de 38 agentes das dioceses de Marília, Lins, Bauru, Presidente Prudente e Assis.

Aconteceu, no último dia 16, o 1º EMD (Encontro Missionário Diocesano) da diocese de Marília. O encontro foi acolhido pela paróquia São Pedro Apóstolo, na cidade de Tupã, e contou com a participação de 48 pessoas de 13 paróquias de nossa diocese. O tema do encontro foi “A alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”, retomando o espírito do 4º CMN (Congresso Missionário Nacional), ocorrido em Recife-PE, em 2017.

Durante os dias 24 a 26 de Agosto ocorreu, na Diocese de São José dos Campos-SP, o 38º Encontro Estadual Missionário. O encontro teve como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos da missão, na ‘Igreja em Saída’, a serviço do Reino”. Participaram do encontro aproximadamente 150 pessoas entre padres, bispos, seminaristas, leigos e leigas, religiosos e religiosas.

No dia 08 de Julho de 2018 ás 08h30 iniciou-se o encontro diocesano das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Diocese de Marília na Paróquia São Luiz Gonzaga na cidade de Iacri SP.

Com o momento de mística e oração resgatando a espiritualidade das comunidades clamando a presença do Deus do amor e da esperança. Cerca de 350 participantes de 20 paróquias estiveram presentes.

Após o momento de mística e oração o Padre Sidnei pároco da paróquia são Luiz Gonzaga de Iacri e o Padre Jose Afonso Maniscalco assessor das CEBs da Diocese de Marília fizeram a acolhida das cidades juntamente com a equipe de animação coordenada pela Luzia coordenadora das CEBs de Bastos. Cerca

cebs encontrodiocesano2Foto: Professora Doutora Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon, Pe. José Afonso Maniscalco,
Pe. Ademilson Luiz Ferreira

O encontro foi assessorado pela Professora Doutora Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon Doutorada em Ciências da Religião, Professora da PUC – Campinas membra da equipe de assessoria e reflexão da comissão pastoral do laicato da CNBB. A assessora em sua fala ressaltou a importância da ação do cristão leigo e leiga na sociedade e prol do bem comum enfatizando que os leigos e leigas são membros do corpo místico de Cristo no seu total formando-o seu rosto na sociedade como cristãos e cidadãos.

O tema foi propício para analisarmos o papel do leigo e leiga na sociedade dentro do cotidiano, foi percebido a presença do clericalismo na Igreja e do conservadorismo que impedem a verdadeira vivência do amor de Deus por nós.

Marcaram presença o Pe. Ademilson Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Sergio e ao Diácono Marcos pela presença. O encontro encerrou com a celebração eucarística às 17h.

A Equipe Diocesana das CEBs da Diocese de Marília agradece a disponibilidade e pelo sim da Doutora Ivenise aceitando assessorar o Encontro Diocesano com grande sabedoria e audácia em sua fala. Grande estímulo e esperança para todas as comunidades presentes para que possam praticar com amor na sociedade como sujeitos de transformação no meio social em que vivemos.

É com muita alegria que a equipe diocesana presta vênia, reverências e agradecimentos as comunidades, movimentos e pastorais da cidade de Iacri pelo acolhimento, organização e pela alegria de servir.

Por Pe. José Afonso Maniscalco
Foto: Fátima Rodrigues do Nascimento