22
Dom, Jul

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

No dia 08 de Julho de 2018 ás 08h30 iniciou-se o encontro diocesano das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Diocese de Marília na Paróquia São Luiz Gonzaga na cidade de Iacri SP.

Com o momento de mística e oração resgatando a espiritualidade das comunidades clamando a presença do Deus do amor e da esperança. Cerca de 350 participantes de 20 paróquias estiveram presentes.

Após o momento de mística e oração o Padre Sidnei pároco da paróquia são Luiz Gonzaga de Iacri e o Padre Jose Afonso Maniscalco assessor das CEBs da Diocese de Marília fizeram a acolhida das cidades juntamente com a equipe de animação coordenada pela Luzia coordenadora das CEBs de Bastos. Cerca

cebs encontrodiocesano2Foto: Professora Doutora Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon, Pe. José Afonso Maniscalco,
Pe. Ademilson Luiz Ferreira

O encontro foi assessorado pela Professora Doutora Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon Doutorada em Ciências da Religião, Professora da PUC – Campinas membra da equipe de assessoria e reflexão da comissão pastoral do laicato da CNBB. A assessora em sua fala ressaltou a importância da ação do cristão leigo e leiga na sociedade e prol do bem comum enfatizando que os leigos e leigas são membros do corpo místico de Cristo no seu total formando-o seu rosto na sociedade como cristãos e cidadãos.

O tema foi propício para analisarmos o papel do leigo e leiga na sociedade dentro do cotidiano, foi percebido a presença do clericalismo na Igreja e do conservadorismo que impedem a verdadeira vivência do amor de Deus por nós.

Marcaram presença o Pe. Ademilson Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Sergio e ao Diácono Marcos pela presença. O encontro encerrou com a celebração eucarística às 17h.

A Equipe Diocesana das CEBs da Diocese de Marília agradece a disponibilidade e pelo sim da Doutora Ivenise aceitando assessorar o Encontro Diocesano com grande sabedoria e audácia em sua fala. Grande estímulo e esperança para todas as comunidades presentes para que possam praticar com amor na sociedade como sujeitos de transformação no meio social em que vivemos.

É com muita alegria que a equipe diocesana presta vênia, reverências e agradecimentos as comunidades, movimentos e pastorais da cidade de Iacri pelo acolhimento, organização e pela alegria de servir.

Por Pe. José Afonso Maniscalco
Foto: Fátima Rodrigues do Nascimento

Aconteceu na cidade de Pompeia, na fazenda São Pedro, durante os dias 28 de abril à 01 de Maio, o V Acampamento da Catedral Basílica de São Bento.

Todos os anos no mês de Abril a Pastoral da Saúde da Diocese de Marília convida a todos a um gesto de amor, partilha e solidariedade: campanha de doação de sangue Abril Solidário

A Quaresma é tempo de conversão e sacrifício – jejum, abstinência e esmola -, de revisão e mudança de vida; de escutar com mais atenção a palavra de Deus; tempo de viver o amor de Jesus Cristo traduzido em obras de caridade; é o tempo de se preparar para a celebração da vitória final da graça sobre o pecado e da vida sobre a morte.

A Pastoral da Criança – regional Diocese de Marília – realizou no último dia 23 de janeiro, o repasse de recursos financeiros arrecadados pela Campanha dos Pequenos Reis Magos. A ação social, promovida em parceria com a Pastoral da Catequese, teve início no período missionário - em outubro de 2017, e foi encerrada, neste mês, durante a “Festa dos Reis Magos”.

Com o tema "Acima de tudo o amor", Marília sediou o XVII Encontro Provincial de Surdos e o XII Encontro de Intérpretes católicos. Os eventos, que contam com a presença do Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, e do Pe. Admilson Luiz Ferreira, coordenador diocesano de pastoral, aconteceram nas dependências da Paróquia Santa Isabel, ontem, dia 19, e são organizados pela Pastoral diocesana do surdo e pela Comunidade Éfeta.

Fotos: Ricardo Molina | Rede de Comunicação No Meio De Nós

Jovens de toda a Diocese celebraram, ontem, 19, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento, que ocorreu no Centro Universitário de Adamantina (Unifai - Campus I), reuniu centenas de jovens ao som de Raul Sabino, Levitas, Avenida 37 e bandas regionais, pregação de David Fernandes e tenda vocacional.

Desde a última sexta-feira, dia 17, até a manhã deste domingo, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Marília participaram, em Agudos (SP), do Encontro Estadual de Comunicação do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Representantes da Diocese de Marília estiveram participando do Encontro dos delegados do Sul I, nos dias 15, 16 e 17, em Jales, em preparação ao Intereclesial das Cebs que acontecerá em Londrina de 23 a 28 de janeiro de 2018. Os delegados foram acolhidos pelas comunidades e famílias da cidade. Também pelos bispos D. Reginaldo e Dom Demétrio, emérito de Jales. Cerca de 350 delegados estiveram presentes.

Cerca de 420 crianças e adolescentes de todo o Estado de São Paulo participaram do IV Encontro Regional da Infância Missionária (Eriam) que aconteceu nas dependências da Paróquia Santo Antônio, em Marília. A iniciativa contou com a presença do Pe. Maurício Silva Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Com o tema “ CEBs E OS DESAFIOS DO MUNDO URBANO” a região pastoral 3 reuniu-se no dia 30 de julho no salão Paroquial de Tupi Paulista para refletir e partilhar suas experiências de fé em comunhão e preparação ao 14 Intereclesial das CEBs que acontecerá de 23 a 27 de janeiro de 2018 em Londrina-PR.

Nos dias 15 e 16 de Julho ocorreu o Encontro do sub Regional das Comunidades Eclesiais de Base - CEB´s de Botucatu, na cidade de Rinópolis, este encontro foi celebrativo, foi trabalhado a espiritualidade baseada nas raízes cristã e renovada na força de Deus que age no próximo.

No dia 2 de julho, a Irmã Custódia Maria Cardoso, CIIC, veio na cidade de Osvaldo Cruz/SP para realizar o 2º Encontro de Música Litúrgica Pastoral. Estiveram presentes cerca de 250 inscritos das diversas paróquias da diocese de Marília.

Acontece nesta sexta-feira, dia 07 de julho, das 08h às 17h no auditório da Reitoria da UNIMAR a “XI Conferência Municipal de Assistência Social”, cujo o tema será “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento, que ocorre a cada dois anos, é uma oportunidade dos cidadãos e usuários fazerem suas propostas para as políticas públicas de assistência social nas três esferas: municipal, estadual e federal.

Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Ano Nacional do Laicato
Notícias do Ano do Laicato
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais