Sab, Mai

Em seu terceiro dia de retiro, clero medita sobre o Evangelho da Cruz

Clero

DSC01451No terceiro dia de retiro, o clero meditou sobre o Evangelho da Cruz, mostrado pelo apóstolo São Paulo em Filipenses 2, 5–11.

Nesse texto, Paulo mostra que o caminho de Jesus tem dois movimentos: Abaixar e Subir.

Ao abaixar, ou seja, assumir nossa natureza humana, Jesus fez-se homem, tornou-se escravo obediente até a morte e morreu crucificado, reduzindo-se a nada.  Nisso, ele fez o caminho da HUMILHAÇÃO.

Veja as fotos no Google+

Ao subir para o Pai, Jesus recebe nome novo – Senhor; recebe nova condição – Ressurreição; recebe adoração no céu, na terra... Nisso, ele fez o caminho da EXALTAÇÃO.

O Evangelho da Cruz é um serviço a todos. Quem anuncia o Evangelho da cruz entrega-se por inteiro, de corpo e alma ao serviço dos irmãos. O apóstolo Paulo fez o caminho da Cruz, portanto, fez o Caminho de Jesus.

Em sua vida e em seu ministério, o presbítero é chamado a percorrer esse mesmo caminho.

No momento de deserto, houve a meditação pessoal a partir das perguntas:

1 – Quais são as cruzes que mais pesam em minha vida e ministério?

2 – Onde eu encontro forças para carrega-las?

3 – De que modo sou o Cireneu para ajudar os pobres e sofredores?

No período da tarde, houve partilha em pequenos grupos sobre as descobertas e, em seguida, Celebração Penitencial com confissões individuais e missa de encerramento do dia.