30
Sab, Mai

Clero reflete sobre o ministério no segundo dia de retiro

Clero

DSC01438O segundo dia de retiro, 17 de julho, começou com a oração da manhã e, após o café, Dom Edson Damian, coordenou a manhã de meditação falando sobre a Caridade Pastoral a partir da Carta de São Paulo aos Filipenses. Ele disse que a caridade pastoral tem duas faces: o amor apaixonado por Jesus e a misericórdia e a compaixão aos irmãos.

Depois, citando o nº 75 da Carta aos Presbíteros (Doc. da CNBB), afirmou que o presbítero é chamado a viver na santidade, através de um amor incondicional a Jesus. Essa é a condição primeira para ser um verdadeiro pastor do rebanho do Senhor.

Em seguida, no longo momento de deserto, todos fizeram a leitura orante a partir da Carta aos Efésios. Terminando a parte da manhã, houve adoração ao Santíssimo.

 

  Ver fotos no Google+

No período da tarde houve a partilha em pequenos grupos. O eixo da reflexão partiu da pergunta: “À luz da Carta aos Filipenses, como está minha vida e meu ministério pastoral?”.

Seguindo o programa, o pregador fez a segunda meditação, cujo tema foi: “Conversão: O encontro de Paulo com Jesus Cristo”. Para essa abordagem foram usados os textos de Atos 9,1,22; 21,1-21; 26,1-23.

Após um momento de deserto, o dia encerrou-se com a oração da tarde e missa.


Leia também:

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa260