26
Seg, Ago
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Seminaristas iniciam missões em Monte Castelo

Seminaristas

missoes_dia1_9Os seminaristas da Diocese iniciaram neste domingo, dia 22, a semana missionária na Paróquia Santa Cecília de Monte Castelo sob a coordenação assessora diocesana da Comissão Missionária, Terezinha de Souza e Silva.

De 16 a 20 de janeiro, os seminaristas de teologia realizaram em várias paróquias da diocese a pastoral de férias. Os seminaristas Diego Carvalho e Danilo Nobre estiveram na Paróquia de Santa Antonieta, de Marília, oferecendo formação para catequistas e membros da pastoral litúrgica. Na parte da manhã, visitaram os enfermos da comunidade. Já os seminaristas Willians e Adeflor estivem na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marília, refletindo sobre a Iniciação Cristã e as Diretrizes Gerais da CNBB.

Os seminaristas Márcio e Omar realizaram pastoral de férias na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Jóquei Clube de Marília, com palestras para catequistas e ministros. O seminarista André esteve em Flórida Paulista apresentando aos agentes de pastoral uma reflexão sobre o Ano da Fé convocado pelo Papa Bento XVI e um estudo sobre a profissão de fé. Os seminaristas Ivã e Murilo iriam realizar pastoral de férias na Paróquia São Pedro, de Garça, mas a mesma foi cancelada.

Após esta experiência de pastoral de férias, os seminaristas de teologia se juntaram aos demais seminaristas em Monte Castelo e foram recepcionados pelos Padres Adriano Alves e Mauro Polon para um almoço festivo no salão paroquial e missa de envio às 20h.

Depois do almoço, o Pe. Manoel Carlos Nery de Souza, representando o Conselho de Formação, apresentou uma motivação para as missões contextualizando a iniciativa a partir da Conferência de Aparecida. “As experiências pastorais, discernidas e acompanhadas no processo de formação são sumamente importantes para confirmar a autenticidade das motivações no candidato e ajuda-lo a assumir o ministério como um verdadeiro e generoso serviço, no qual o ser e o agir, pessoa consagrada e ministério, são realidades inseparáveis” (DAp 322).

O Pe. Manoel também recordou a necessidade da formação pastoral-missionária dos seminaristas a partir das Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, que considera esta dimensão um princípio unificador de todo processo formativo. “Sejam sempre previstos, em conformidade com a organização de estudos e a cotidianidade da casa de formação, estágios e trabalhos pastorais devidamente planejados, acompanhados e avaliados. Esses estágios podem acontecer em finais de semana, nas férias ou em intervalos entre o período de estudos, privilegiando a presença missionária entre os mais pobres (Doc CNBB 93, nº 307).”

Confira a programação de Semana Missionária:

Segunda-feira, dia 23: - visitas às famílias e terço nos setores à noite;

Terça-feira, dia 24: - visitas às famílias e Via-Sacra à noite;

Quarta-feira, dia 25: visitas às famílias e Adoração ao Santíssimo e noite de Louvor;

Quinta-feira, dia 26: Missa da saúde às 15h e Terço luminoso à noite;

Sexta-feira, dia 27: Celebração Penitencial às 6h, visitas e Luau na Praça da Matriz com o trio elétrico da SIM à noite;

Sábado, dia 28: manhã de recreação com as crianças e Missa de encerramento das missões e envio do Rafael para o seminário, presidida por Dom Osvaldo.

Todos os dias haverá missa com laudes às 8h na Igreja Matriz com todos os missionários.

missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9