Seg, Ago
Clique aqui para baixar

Jovens conhecem seminário propedêutico

Seminaristas

Por Márcia Welter, no Jornal Diocesano "No Meio de Nós"

O Seminário Diocesano São Pio X, em Marília, recebeu, do dia 2 ao dia 4 de dezembro, quatro jovens que deverão iniciar a formação em 2012. Durante o ano de 2011, eles foram acompanhados pelos padres de suas paróquias e participaram do retiro voca­cio­nal, realizado no mês de outubro.

Marcelo Feltri Ribeiro, da Catedral de São Bento, em Marília; Raíde Garcia Passo­ne, de Junqueirópolis; Rafael Felipe Nascimento Marin, de Ouro Verde; e João Victor Fransoia Bonzanini, de Vera Cruz, foram acompanhados pelo reitor do Propedêutico, Pe. Mauricio Pereira Sevilha.

Segundo o sacerdote, o objetivo do encontro foi a­pre­sen­tar o seminário aos candidatos.

O evento teve início na sexta-feira, com um jantar. Em seguida, eles tiveram um momento com a psicóloga Ales­san­dra Faria Rossi.

"O sábado foi iniciado com oração junto ao Santíssimo Sacramento, me­ditando a vocação como encontro com Jesus, a partir da Conferência de A­parecida", contou o Pe. Mauricio.
Depois do café, ele expôs o que é o seminário prope­dêuti­co a partir de documentos da Igreja, como Pastoris Dabo Vo­bis, de João Paulo II, Documento de Aparecida, e documento 93 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sobre a formação dos presbíteros no Brasil.

O regimento interno do Seminário São Pio X também foi apresentado e o Pe. Mauricio falou sobre o funcionamento da casa, sobre as atividades previstas para 2012 e sobre a documentação necessária para a entrada no seminário. "À noite, assistimos a um filme sobre a força trans­for­madora do cristão e fizemos uma partilha", relatou.

No domingo, os candidatos participaram de uma missa e depois tiveram um momento de formação sobre a vida comunitária e também um momento de conversa particular e individual com o reitor do seminário. O encerramento do encontro ocorreu com um almoço.

"Achei os rapazes bem preparados para a entrada no seminário e acredito que será uma ótima turma para 2012", comentou o Pe. Mauricio.

O reitor, no entanto, observou que esta será uma turma pequena. "Há alguns anos, as turmas chegaram a iniciar com 19 jovens; ultimamente entre 12 e oito jovens. Isso deve nos motivar a rezar e trabalhar mais pelas vocações de especial consagração, religiosos, religiosas e padres diocesanos", concluiu.