Seg, Ago
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Padres e seminaristas avaliam o estágio pastoral

Seminaristas

seminaristas_conselho1No dia 17 de novembro, o Conselho de Formação da Diocese de Marília se reuniu na parte da manhã com os padres que recebem seminaristas para o estágio pastoral para uma avaliação dos mesmos.

A reunião foi realizada na Catedral São Bento de Marília e foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Osvaldo Giuntini, que acolheu a todos e falou da importância desta reunião para o processo formativo dos futuros sacerdotes da diocese.

Após a avaliação dos sacerdotes, o coordenador do Conselho de Formação, o Pe. Mauricio Pereira Sevilha, apresentou a síntese da avaliação enviada pelos seminaristas ao Conselho e o Pe. Rui Rodrigues da Silva comunicou as mudanças no estágio pastoral para próximo ano.

No período da tarde, às 14h, no mesmo local, o Conselho de Formação se reuniu com todos os seminaristas da diocese para o último encontro do ano. Após a oração inicial, o Pe. Manoel Carlos Nery de Souza apresentou aos seminaristas uma reflexão a partir da homilia do Papa Bento XVI aos seminaristas durante a Jornada Mundial da Juventude em Madri no mês de agosto com o tema: “Identificar-se sempre mais com Aquele que por nós se fez servo, sacerdote e vítima”, e o Pe. Evandro César Batista Ribeiro apresentou a síntese da avaliação dos padres sobre o estágio pastoral.

Também durante a reunião, foram apresentadas aos seminaristas as mudanças no estágio pastoral para o próximo ano e foram dadas orientações sobre o retiro dos seminaristas que acontecerá de10 a12 de dezembro, sobre a pastoral de férias e a semana missionária durante o mês de janeiro e também sobre o encontro diocesano de padres e seminaristas que acontecerá no dia 13 de dezembro na Chácara dos Padres, em Adamantina, a partir da 9h30.

Ao final da reunião, Dom Osvaldo concluiu a pauta falando da importância do Conselho de Formação para Diocese, da necessidade da vivência cristã dos seminaristas com suas famílias e comunidades de origem no período de férias e da importância da participação de todos na ordenação do Diácono Mauro Polon, na Catedral São Bento no dia 8 de dezembro, e nas ordenações diaconais dos seminaristas Julio e Luis Henrique no dia 16 de dezembro em Junqueirópolis e do seminarista Cláudio no dia 7 de janeiro do próximo anoem Vera Cruz.

No período da noite, às 19h30, o Bispo Diocesano conferiu o rito de admissão e ministérios para vários seminaristas da diocese e concluiu o ano formativo depois de um longo dia de trabalho com avaliações, reflexões e encaminhamentos.

Nos encontraremos todos, padres e seminaristas, se Deus nos permitir, no encontro de padres e seminaristas no dia 13 de dezembro onde manifestaremos a nossa alegria de partilhar a mesmo desejo de sermos ministros consagrados e servidores da Diocese de Marília.

Pe. Manoel Carlos Nery de Souza
Secretario do Conselho de Formação

seminaristas_conselho1 seminaristas_conselho1 seminaristas_conselho1 seminaristas_conselho1 seminaristas_conselho1