Seg, Ago
Clique aqui para baixar

Seminaristas Júlio e Luiz Henrique se preparam para o Diaconato

Seminaristas

julio_luizPouco mais de quinze dias antecedem a Ordenação Diaconal dos seminaristas Júlio Pereira de Souza Neto e Luiz Henrique Araújo. Ambos serão ordenados por Dom Osvaldo Giuntini em uma Celebração Eucarística marcada para o dia 16 de dezembro às 20h na Paróquia Santo Antônio, em Junqueirópolis.

Júlio e Luiz Henrique passaram pela formação necessária exigida pelo Código de Direito Canônico, que corresponde ao Curso de Filosofia e ao Curso de Teologia, para a admissão às Ordens Sacras. São naturais de Junqueirópolis e ingressaram juntos na mesma turma, cursando os oito anos de formação nos três seminários que se encontram na cidade de Marília (Seminário Propedêutico São Pio X, Seminário Provincial Sagado Coração de Jesus e Instituo Teológico Rainha dos Apóstolos - Itra).

Acesse mais informações sobre a ordenação clicando aqui.

Tiveram atuação ativa na paróquia antes de discernirem e optarem pela vocação ao sacerdócio. Júlio e Luiz Henrique concluem esse ano o Bacharelado em Teologia pela Faculdade João Paulo II (Fajopa), juntamente com outros seminaristas de outras dioceses. Neste último ano, os dois seminaristas foram convidados a dar aulas no Curso de Teologia para Leigos e Consagrados da Região Pastoral I.

Confira abaixo o histórico de ambos os seminaristas.

{tab=Histórico de Júlio}

Júlio Pereira de Souza Neto nasceu em Junqueirópolis aos 23 de maio de 1978, segundo filho do casal Rozalina Alves de Souza e Francisco Pereira de Souza, sendo seu outro irmão, Ronaldo.

Residiu sempre em Junqueirópolis, onde recebeu os sacramentos e estudou, cursando também o Técnico em contabilidade. Trabalhou como menor auxiliar no Banco do Brasil, auxiliar financeiro da usina sucroalcooleira, caixa na Santa Maria Materiais para construção, almoxarife da prefeitura municipal, também na secretaria da paróquia e tendo seu último oficial administrativo da Penitenciária de Junqueirópolis.

Após o sacramento da Crisma, ingressou na Sociedade de São Vicente de Paulo dando início a sua atuação como leigo vicentino. Conheceu a Renovação Carismática, onde atuou no Ministério de Música e em retiros. Foi ministro da comunhão eucarística e também trabalhou na pastoral carcerária da cidade.

Seu ingresso ao seminário foi impulsionado pela presença das religiosas irmãs da Misericórdia de Verona que estavam em Junqueirópolis até o início deste ano. Foi acompanhado pelo então Pe. Paulo Roberto Beloto, hoje bispo de Formosa-GO, tendo participado de vários encontros vocacionais e ingressou no seminário diocesano São Pio X no ano de 2004, cursando o Propedêutico.

Entrou no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus em 2005 e no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos em 2008, sendo graduado nos cursos de Filosofia e Teologia pela Faculdade João Paulo II (Fajopa) em Marília.

Júlio fez seu primeiro estágio pastoral na paróquia Santa Rita de Cássia, em Marília, e nas paróquias N. Sra. Aparecida, em Oriente; Santo Antônio de Pádua, em Adamantina; e atualmente na Paróquia N. Sra. Aparecida em Flórida Paulista. Acompanhou o Setor Juventude da Região III, trabalhando nos acampamentos e deu aulas no Curso de Teologia para leigos da Região I nas disciplinas graça e moral fundamental.

{tab=Histórico de Luiz Henrique}

Luiz Henrique de Araújo nasceu em Junqueirópolis aos 04 de abril de 1986, filho de Gislene de Araújo (in memorian), desde de seu nascimento foi criado com o auxílio dos seus avós maternos Dona Cida (in memorian) e Odilon.

Foi batizado em 18/05/1986, na Paróquia Santo Antônio, de Junqueirópolis, fez a Primeira Eucaristia em 1997 na Paróquia Santa Rita de Cássia, de Presidente Prudente, com o Mons. Miguel Valdrighi.

Começou a participar ativamente da Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis em 1998, quando nesse mesmo ano sentiu o desejo de ser coroinha, grupo este que era coordenado pela Irmã Luizinha e que a partir dessa experiência de auxílio nas missas, sentiu o desejo de ser padre, sendo incentivado pelas Irmãs da Misericórdia de Verona e pelo pároco Pe. Sérgio Luiz Roncon.

Na Paróquia, foi coordenador do Grupo de Jovens, Acólito, Liturgia, Catequista e também trabalhou como funcionário na Paróquia.

Em Setembro de 2001 fez seu primeiro Retiro Vocacional no IPA em Adamantina e também nesse mesmo ano foi crismado por Dom Osvaldo Giuntini em Junqueirópolis.

A missa de envio para o Seminário ocorreu no dia 1º de fevereiro de 2004 e o ingresso no dia 03 de fevereiro de 2004, entrando juntamente com o Júlio Pereira de Souza Neto também filho de Junqueirópolis.

Seu período formativo ocorreu na cidade de Marília: Seminário Propedêutico (2004), Filosofia (2005-2007) e Teologia (2008-2011), sendo graduado em Filosofia e Teologia pela Faculdade João Paulo II.

Durante seu período formativo realizou Estágio Pastoral no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz (2005-2006); Paróquia Sagrada Família, de Lucélia (2007-2008); Paróquia São José Operário, de Tupã (2009-2010) e atualmente Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia-SP (2011).

Durante o período formativo trabalhou na Pastoral Carcerária, Equipe de Cerimônias da Diocese, lecionou Doutrina Social da Igreja no Curso de Teologia para Leigos da Região I em Marília-SP e atualmente é Conselheiro Espiritual da Equipe de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Pompéia.

{/tabs}