Seg, Ago
Clique aqui para baixar

Seminaristas do seminário de Filosofia e Teologia se confraternizam em Marília

Seminaristas

gincana_seminaristas3Nos dias 03 e 04 de setembro, os seminaristas dos Seminários de Filosofia e Teologia se confraternizaram em Marília, no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (ITRA). A convivência teve seu início com jogos, na manhã do sábado, e conclusão com um almoço, no Domingo.

No sábado de manhã, dia 03, os seminaristas do ITRA acolheram os seminaristas da casa de Filosofia e, em seguida, houve a divulgação de equipes, que foram divididas em três, e o esclarecimento das regras. As modalidades de jogos foram as seguintes: Dominó, Dama, Xadrez, Futebol Society, Natação, Vôlei de Areia, Sinuca, Tênis de Mesa e Truco. No entanto, o que mais contou ponto foi a participação nas equipes e sua caracterização.

Na noite do Sábado, houve uma festa havaiana, preparada pelos próprios seminaristas e, segundo avaliação de muitos, foi muito boa e interativa. Na mesma festa houve jogos com perguntas sobre diversos temas, como músicas, que também contaram pontos para as equipes e diversas apresentações de música, dança e tambores.gincana_seminaristas1

gincana_seminaristas1 gincana_seminaristas1 gincana_seminaristas1 gincana_seminaristas1 gincana_seminaristas1 gincana_seminaristas1

Quando as provas acabaram, o Côn. José Carlos Dias Tóffoli, reitor do ITRA, pronunciou-se dizendo que “é importante ter presente que não houve vencedores, mas todos foram campeões e, no fim, a convivência foi o mais importante”.

Ao final do dia do sábado, a avaliação dos participantes foi muito positiva “O dia foi muito bom e não há o que reclamar sobre o decorrer do dia, de fato, houve interação entre as equipes”, disse Denismar, seminarista da diocese de Marília e do primeiro ano de filosofia.

O domingo, dia 04, iniciou-se às 9h com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Dirceu Montovani, reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus. Em sua reflexão, o Pe. Dirceu salientou a importância da correção fraterna e do perdão para o bom andamento da vida em comunidade.

Em seguida, houve vários jogos livres para aqueles que quisessem se confraternizar esportivamente antes do almoço. Às 12h45 o almoço foi servido, e todos novamente tiveram mais um momento em comum ao redor da mesa.

Ao todo, participaram da convivência 86 seminaristas, sendo que 48 eram do seminário de Filosofia e 38 do seminário de Teologia. A organização da convivência e dos jogos ficou a cargo dos próprios seminaristas, que montaram uma equipe, em torno de 25 seminaristas organizaram a festa, as refeições e os jogos.

Também estiveram presentes 6 padres formadores dos seminários, a saber, Côn. José carlos, Pe. Arnaldo Carvalheiro, Pe. Luciano Talarico, Pe. Heliton Luiz do Seminário de Teologia e, Pe. Dirceu Montovani e Pe. Luciano Pontes do seminário de Filosofia.

Assim, segundo os seminaristas que organizaram a convivência, após ouvir os participantes, pode-se dizer que “foi um momento oportuno de convivência e de interação entre as casas de formação localizadas em Marília”, disse o seminarista Willians Roque de Brito, do primeiro ano de teologia. Os seminários de Marília acolhem seminaristas de várias dioceses da Arquidiocese de Botucatu, são elas: Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Lins, Marília e Presidente Prudente. E os jogos comumente ocorrem no mês de agosto, porém, neste ano, foi a primeira experiência no mês de setembro.