Seg, Ago
Clique aqui para baixar

I Formise

Seminaristas

Formise9Terminou nesta manhã de domingo dia (01), o I FORMISE (Formação Missionária de Seminaristas) da Sub Região de Botucatu/SP que aconteceu no ITRA (Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos) em Marília/SP. Os 45 seminaristas das 08 dioceses de nossa Província Eclesiástica estavam reunidos desde sexta feira (29), celebrando, refletindo, estudando a "dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral".

Para este encontro foi convidado como assessor o padre Sávio Corinaldesi das Pontifícias Obras Missionária de Brasília/DF, a psicóloga das casas formativas da província Dra. Alessandra Faria Rossi e o padre Éverton Aparecido coordenador do COMIRE (Conselho Missionário Regional) da Sub Região de Botucatu e padre da diocese de Presidente Prudente.

Na sexta feira (29), Dom Osvaldo Giuntini presidiu a Celebração Eucarística de abertura do Encontro. Dom Osvaldo se dirigiu aos seminaristas dizendo que eles devem fazer de suas vocações um verdadeiro encontro com Jesus, e que devem estar dispostos a dar a vida pelo Reino de Deus, contando com a sua proteção e ajuda. Na missa ainda foi lida uma carta do bispo responsável pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE), Dom Vicente Costa, bispo diocesano de Jundiai/SP, onde disse: “Tenham, portanto, um fecundo e enriquecedor encontro para que se tornem presbíteros verdadeiramente missionários e comprometidos com a vocação missionária em todos os ambientes, áreas e regiões deste imenso país”. Em seguida, foi a vez da apresentação e acolhida do Padre Sávio que veio de Brasília/DF a Marília/SP para assessorar o encontro dos seminaristas. Padre Sávio falou aos seminaristas apresentando o conteúdo geral do encontro, que é: “Ajudar os seminaristas da sub região de Botucatu a assumirem a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral”.

No sábado (30) pela manhã os seminaristas celebraram a Eucarística presidida pelo padre Éverton e depois foi a vez de trabalharem em cima da questão missionária de nossa província. Logo pela manhã tiveram uma colocação feita pela Dra. Alessandra: "a maturidade humano afetiva como condição para o exercício da Missão e a experiência na realidade comunitária partilhando nossa maior riqueza, a Palavra de Deus". Dra. Alessandra ainda disse aos seminaristas "assim como Jesus que para se tornar o Cristo aceitou e assumiu a missão de morrer pela humanidade, vocês seminaristas não podem ter medo de assumir a missão em suas vidas". Em seguida os seminaristas tiveram trabalhos em grupos, refletindo e trocando experiências. À tarde, puderam ouvir alguns testemunhos de padres, seminaristas e leigos que vieram da diocese de Ourinhos/SP apresentar suas experiencias missionárias: Ângela, Maria do Carmo, Almir, Padre Salvador e o seminarista Sérgio Lenine. Continuando tiveram uma bela colocação do padre Sávio "uma verdadeira espiritualidade para gerar frutos na construção e edificação da missão, e a dimensão intelectual como caminho para o discipulado". Ainda, padre Luciano Pontes, diretor espiritual no Seminário Províncial Sagrado Coração de Jesus de Marília/SP, presidiu a oração das vésperas.

Encerrando as atividades do dia 29 (sexta feira), os seminaristas fizeram uma "Noite Cultural", fazendo apresentações com o tema "Missão" e em seguida foram presenteados com uma festa de convivência. Os seminaristas tiveram a presença da leiga Terezinha que é assessora do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) da diocese de Marília/SP, que também se dirigiu aos seminaristas acolhendo e agradecendo a presença de todos.

No domingo (01), os seminaristas fizeram o plenário lançando propostas para os seminários da província e em seguida celebraram a Eucaristia presidida pelo padre Sávio e junto com a comunidade na Igreja de São Pio X.

O seminarista Paulo Bronzato da arquidiocese de Botucatu/SP disse: "Esse encontro é um ótimo momento para nós seminaristas da Sub Região de Botucatu, pois com a luz do Ressuscitado somos convocados a levar esse sinal de vida a tantas pessoas que ainda não conhecem Jesus Cristo e fazer com que ele se torne cada vez mais amado em nossas Igrejas Particulares".

No final da Celebração Eucarística foi lida uma carta enviada pelo arcebispo metropolitano de Botucatu, Dom Mauricio Grotto de Camargo: "uma Igreja em estado permanente de missão só é possível com pessoas encantadas com Cristo (discípulo), apaixonada (missionários) pelo Reino de Deus e conscientes de que vale a pena amar como Jesus e viver o Evangelho o tempo todo, em todo lugar, em qualquer circunstância. De fato, o seminarista é candidato a ser ‘sal’ da terra, e ‘luz’ do mundo e ‘fermento’ na massa de forma sacramental, por meio de uma radical e total consagração, abrangendo a vida toda e toda a vida".

Formise 2Formise 3Formise 4Formise 7Formise 8Formise 11Formise 12fotoencerramento

Sem. Diego Carvalho