Seg, Ago
Clique aqui para baixar

I FORMISE da sub-região de Botucatu será em Marília

Seminaristas

formiseNa última Assembléia das Igrejas, o tema central foi a Missão Continental, proposta a todas as dioceses do Estado de São Paulo. Dom Osvaldo Giuntini, bispo diocesano de Marília, está dando destaque ao assunto, e que já foi refletido no Encontro Diocesano de Agentes, realizado no mês de fevereiro em Tupã (SP). Agora é a vez de a Missão Continental ser discutida também pelos seminaristas.

Do dia 29 de abril ao dia 1º de maio, será realizada a Formise (Formação Missionária para Seminaristas), cuja missa de abertura será celebrada por Dom Osvaldo Giuntini (bispo diocesano de Marília). Os alunos do propedêutico e dos cursos de filosofia e teologia estarão reunidos no Itra (Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos), em Marília. O evento será para todos os seminaristas das oito dioceses da Província de Botucatu.

Segundo o seminarista Diego Luiz Carvalho de Souza, coordenador do Comise (Conselho Missionário do Seminário), o objetivo do encontro é ajudar os seminaristas da Sub-Região a assumirem a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral.

O Comise, que promoverá a formação, tem como membros seminaristas de todas as dioceses da Província.

A formação será assessorada pelo Pe. Sávio Corinaldesi, Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária e da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, de Brasília (DF).

Os seminaristas também terão a colaboração da psicóloga das casas formativas da Província, Dra. Alessandra Faria Rossi, e do Padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador do Comire (Conselho Missionário Regional), da Sub-Região de Botucatu.

Diego ressaltou que o evento tem como objetivo a formação dos seminaristas da Província Eclesiástica de Botucatu, de todas as etapas, desde o propedêutico até a teologia, e, por isso, não é aberto aos fiéis.

"Adotamos como figura principal desse encontro o tríptico missionário, que representa o 'Cristo do envio', pois queremos fazer de nossa vocação cristã e presbiteral aquilo que a V Conferência de Aparecida nos propôs, de sermos 'Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos Nele tenham vida'. 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida' (Jo 14, 6)", concluiu o seminarista Diego, da diocese de Marília (SP) e que cursa o segundo ano de Teologia.