Seg, Ago
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Marcos se prepara para a Ordem

Seminaristas

Após concluída a etapa formativa, o seminarista Marcos Roberto será ordenado diácono no dia 26 de fevereiro o seminarista Marcos

A Diocese de Marília prepara-se para mais uma ordenação diaconal. Este ano, o seminarista Marcos Roberto Cesário da Silva será ordenado diácono pelas mãos e oração consacratória do Bispo Diocesano, Dom Osvaldo Giuntini.

Marcos concluiu o quarto ano de Teologia no fim do ano passado e, com isso, chega ao fim da etapa formativa para ser ordenado diácono em vista do sacerdócio. Ao todo, o candidato às Ordens Sacras deve se preparar ao longo de oito anos, etapa em que amadurece suas dimensões humana, espiritual, comunitária, afetiva, intelectual e pastoral.

Rezemos pela santidade de sua vocação e para que Deus o abençoe no seu ministério diaconal, que compreende, em essência, o serviço pelo Reino, o anúncio da Palavra e a caridade àqueles que necessitam. Que o exemplo de vida do futuro diácono Marcos seja testemunho de alegria e realização por fazer a vontade do Deus.

Abaixo, segue um depoimento de Marcos sobre seus oito anos de formação no seminário e suas expectativas a respeito da nova fase que se iniciará.

Histórico de uma juventuide nas mãos do Mestre
"Deixo-vos o exemplo para que, como eu fiz, vós também o façais" (Jo 15, 15)

"Ingressei no Seminário Propedêutico São Pio X, em Marília, no dia 06 de fevereiro de 2003. O Propedêutico foi um período de experiência de vida comunitária e de um amadurecimento vocacional. O Reitor da época era o Pe. Paulo Roberto Beloto, hoje atual bispo da diocese de Formosa (Go).

No ano de 2004 iniciei os estudos filosóficos na Faculdade João Paulo II e passei a residir no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília. Morávamos em 90 seminaristas vindos das dioceses de Assis, Araçatuba, Bauru, Botucatu, Lins, Marília e Presidente Prudente.

MinistériosUma experiência marcante nesse período foi o trabalho desenvolvido na antiga FEBEM, atual Fundação Casa. Semanalmente, juntamente com um grupo de seminaristas, visitávamos essa instituição desenvolvendo diversas atividades educativas com os internos. Foi possível perceber que por detrás das muralhas cinzentas havia esperanças, sonhos e desejo de transformação. Aprendi a valorizar ainda mais minha liberdade e minha família.

Terminado o curso de filosofia em 2006 iniciei, no ano seguinte, os estudos Teológicos, na mesma Faculdade e passei a residir no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (ITRA), ainda em Marília. Foram quatro anos em que me debrucei sobre o conhecimento da Fé, Doutrina da Igreja, Sagradas Escrituras e outras disciplinas afim. Tive a oportunidade de contribuir com meus conhecimentos ministrando aulas no curso de Teologia para Leigos e Consagrados da Região I da Diocese de Marília e para as Postulantes do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração. No final de 2010 me formei em Teologia.

Durante os oito anos de formação desenvolvi estagio pastoral em três comunidades paroquiais: Paróquia Santa Antonieta (2004-2005) e Paróquia Santa Rita de Cássia (2006-2007) ambas em Marília e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Flórida Paulista (2008-2010). Também participei da Pastoral Carcerária (Região I) e do Setor Juventude (Região III).

Apesar das dificuldades que são próprias do período de formação, digo que foi um tempo de graça em minha vida onde pude discernir o Chamado de Deus em minha vida e conhecer de maneira mais incisiva a própria Igreja. Outro aspecto importante é a amizade constituída com os outros seminaristas.

Desejo após ordenação continuar contribuído com a Diocese de Marilia em seu projeto de evangelização, renovando, a cada dia, meu sim a Deus. Estou de coração aberto para as novas experiências e desde já conto com as orações e todos.

Agradeço a acolhida na Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis, na qual irei exercer o ministério Diaconal, à Diocese de Marilia que acolheu a minha vocação, aos formadores e todas as pessoas que de forma direta ou indireta contribuíram com o meu processo formativo. Aproveito para convidar a todos para minha Ordenação Diáconal que será dia 26 de fevereiro as 19h30 na Igreja Matriz de São Pedro em Garça."

Marcos Roberto Cesário da Silva.

Fonte: Equipe da Pascom
Publicado em 16/02/11 às 16h18