Seg, Ago
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Primeiro dia do Congresso de Seminaristas reflete dimensão comunitária da formação

Seminaristas

Padre Jaime Patias, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, conduziu os primeiros trabalhos do 2º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas que segue até o domingo. “No coração do presbítero deve estar a missão”, ressalta o assessor.

De ontem, dia 29, até o próximo domingo, dia 3 de julho, a cidade de Guarulhos (SP) sedia o 2º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas. Futuros padres de 28 dioceses participam do encontro que tem como tema “Formação Presbiteral para uma Igreja em saída”.

seminaristas congresso1dia01Foto: Thiago Henrique/ Arquidiocese de Aparecida

O primeiro dia do evento foi assessorado pelo padre Jaime Patias, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, que motivou os seminaristas sobre a dimensão comunitária da formação presbiteral para que a Igreja responda ao apelo do Papa Francisco de estrutura em saída.

“No coração do presbítero deve estar a missão”, explicou o assessor ao dizer que a animação pastoral, a nova evangelização e a missão universal são os três conceitos necessários para que os futuros presbíteros tenham uma formação missionária.

Tendo como fundamento o chamado missionário de Cristo, Patias ainda ressaltou a importância da dimensão comunitária no seminário e na pastoral: “somente a profunda experiência de comunidade poderá formar o presbítero segundo o modelo deixado por Jesus”.

Por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, durante a celebração da missa, no Santuário Nossa Senhora do Bonsucesso, aconteceu a passagem pela Porta Santa.

A programação desta quinta-feira conta com as palestras do padre salesiano Antônio Ramos do Prado, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, e do padre Leonardo Lucian Dall Osto, do clero de Caxias do Sul (RS).

Organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas do Estado de São Paulo (COMISE Regional Sul 1), o Congresso reúne 115 participantes.