Seg, Ago
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Seminaristas do Estado de São Paulo se reúnem em Guarulhos para Congresso Missionário

Seminaristas

“Formação Presbiteral para uma Igreja em saída” será o tema abordado no 2º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas. “O encontro tem o objetivo de animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros”, enfatizou o coordenador do COMISE.

A partir de hoje, dia 29 de junho, até o próximo domingo, dia 3 de julho, acontece em Guarulhos (SP), o 2º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas.

Com o tema “Formação Presbiteral para uma Igreja em saída”, cerca de cem seminaristas, formadores e reitores de seminários de todo o Estado de São Paulo, vão refletir o pedido do Papa Francisco aos futuros padres: “A partir do testemunho de alegria e serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor”.

Por meio de palestras, momentos de espiritualidade, testemunhos e experiências missionárias, o Congresso será assessorado por dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e por padres que atuam em organismos ligados ao tema.

De acordo com o coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas do Estado (COMISE – Regional Sul 1), o seminarista Erickson Ramos da Silva, da diocese de Jundiaí (SP), a iniciativa pretende promover a consciência da missão nos candidatos às ordens sacras. “O encontro tem o objetivo de animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros para um autêntico espírito missionário”, explicou.

Das 6 Arquidioceses e 35 Dioceses que compõem o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 28 estão inscritas no Congresso.

seminaristas congresso mapa2