13
Sex, Dez
Novena de Natal 2019
Clique aqui para baixar
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

No dia em que os 28 seminaristas diocesanos passaram pela Porta da Misericórdia, três foram instituídos leitores e a sete foi conferido o ministério de acólito. No Seminário Propedêutico, o bispo admitiu como candidatos às Ordens Sacras os estudantes do primeiro ano de Teologia.

admissao capaNo último sábado, dia 2, no Seminário Propedêutico São Pio X, durante a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo diocesano Dom Luiz Antônio Cipolini, os seminaristas do primeiro ano de teologia

retiro-sem2012-1Seminaristas da Filosofia e Teologia reuniram-se de 07 e 11 de dezembro, na Casa dos Religiosos Vicentinos de Marília, para realizar o retiro que reúnem os seminaristas diocesanos de Marília. O retiro teve a participação de 32 seminaristas e também a presença do Padre Carlos Roberto dos Santos que, como membro do Conselho de Formação, coordenou o retiro e participou dos momentos de oração e reflexão juntamente com os seminaristas.

ord-danilo

O seminarista Danilo Nobre dos Santos será ordenado diácono no dia 21 de dezembro de 2012. Danilo é natural de Tupã e fez estágio nas paróquias Santa Antonieta, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima (Adamantina) e Santo Antônio (Junqueirópolis). Confira mais sobre sua trajetória até a admissão ao Sacramento da Ordem no grau do Diaconato.

conselhos3O Conselho de formação, coordenado pelo Cônego José Carlos Dias Toffoli,  reuniu-se nos dias 6 e 7 de novembro para avaliação, reflexões e distribuição do estágio pastoral dos seminaristas.

conv2Nos dias 28 e 29 de setembro, na chácara El Shadday em Tupã, os seminaristas de Teologia da Diocese de Marília, estiveram reunidos para uma convivência fraterna. Chegaram na sexta feira a noite e foram muito bem acolhidos pelo Padre Antonio Padula, da paróquia São Pedro, que exerce também a função de visitador dos teólogos, enquanto membro do conselho de formação.

renasem20123De 16 a 20 de julho, foi realizado o 28º RENASEM (Retiro Nacional de Seminaristas), promovido pela Renovação Carismática Católica, na Casa de Oração Monte Sinai, em Jundiaí-SP. A temática adotada para este ano foi “Santificados para apascentar: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3a) contextualizada nas partilhas ministeriais de sacerdotes e seminaristas.

SANTAS_MISSOES_PARTE_logoNo dia 28, sábado, aconteceu o encerramento das Missões em Monte Castelo, com a Santa Missa presidida por nosso querido pastor, Dom Osvaldo e concelebrada pelos padres Carlos Roberto dos Santos, Coordenador Diocesano de Pastoral, Adriano Alves, pároco de Ouro Verde e Mauro Sérgio Pollon, novo administrador paroquial de Monte Castelo.

missoes_dia1_9Os seminaristas da Diocese iniciaram neste domingo, dia 22, a semana missionária na Paróquia Santa Cecília de Monte Castelo sob a coordenação assessora diocesana da Comissão Missionária, Terezinha de Souza e Silva.

De 16 a 20 de janeiro, os seminaristas de teologia realizaram em várias paróquias da diocese a pastoral de férias. Os seminaristas Diego Carvalho e Danilo Nobre estiveram na Paróquia de Santa Antonieta, de Marília, oferecendo formação para catequistas e membros da pastoral litúrgica. Na parte da manhã, visitaram os enfermos da comunidade. Já os seminaristas Willians e Adeflor estivem na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marília, refletindo sobre a Iniciação Cristã e as Diretrizes Gerais da CNBB.

Os seminaristas Márcio e Omar realizaram pastoral de férias na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Jóquei Clube de Marília, com palestras para catequistas e ministros. O seminarista André esteve em Flórida Paulista apresentando aos agentes de pastoral uma reflexão sobre o Ano da Fé convocado pelo Papa Bento XVI e um estudo sobre a profissão de fé. Os seminaristas Ivã e Murilo iriam realizar pastoral de férias na Paróquia São Pedro, de Garça, mas a mesma foi cancelada.

Após esta experiência de pastoral de férias, os seminaristas de teologia se juntaram aos demais seminaristas em Monte Castelo e foram recepcionados pelos Padres Adriano Alves e Mauro Polon para um almoço festivo no salão paroquial e missa de envio às 20h.

Depois do almoço, o Pe. Manoel Carlos Nery de Souza, representando o Conselho de Formação, apresentou uma motivação para as missões contextualizando a iniciativa a partir da Conferência de Aparecida. “As experiências pastorais, discernidas e acompanhadas no processo de formação são sumamente importantes para confirmar a autenticidade das motivações no candidato e ajuda-lo a assumir o ministério como um verdadeiro e generoso serviço, no qual o ser e o agir, pessoa consagrada e ministério, são realidades inseparáveis” (DAp 322).

O Pe. Manoel também recordou a necessidade da formação pastoral-missionária dos seminaristas a partir das Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, que considera esta dimensão um princípio unificador de todo processo formativo. “Sejam sempre previstos, em conformidade com a organização de estudos e a cotidianidade da casa de formação, estágios e trabalhos pastorais devidamente planejados, acompanhados e avaliados. Esses estágios podem acontecer em finais de semana, nas férias ou em intervalos entre o período de estudos, privilegiando a presença missionária entre os mais pobres (Doc CNBB 93, nº 307).”

Confira a programação de Semana Missionária:

Segunda-feira, dia 23: - visitas às famílias e terço nos setores à noite;

Terça-feira, dia 24: - visitas às famílias e Via-Sacra à noite;

Quarta-feira, dia 25: visitas às famílias e Adoração ao Santíssimo e noite de Louvor;

Quinta-feira, dia 26: Missa da saúde às 15h e Terço luminoso à noite;

Sexta-feira, dia 27: Celebração Penitencial às 6h, visitas e Luau na Praça da Matriz com o trio elétrico da SIM à noite;

Sábado, dia 28: manhã de recreação com as crianças e Missa de encerramento das missões e envio do Rafael para o seminário, presidida por Dom Osvaldo.

Todos os dias haverá missa com laudes às 8h na Igreja Matriz com todos os missionários.

missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9

alt

O Seminário Diocesano São Pio X, em Marília, recebeu, do dia 2 ao dia 4 de dezembro, quatro jovens que deverão iniciar a formação em 2012. Durante o ano de 2011, eles foram acompanhados pelos padres de suas paróquias e participaram do retiro voca­cio­nal, realizado no mês de outubro.

julio_luizPouco mais de quinze dias antecedem a Ordenação Diaconal dos seminaristas Júlio Pereira de Souza Neto e Luiz Henrique Araújo. Ambos serão ordenados por Dom Osvaldo Giuntini em uma Celebração Eucarística marcada para o dia 16 de dezembro às 20h na Paróquia Santo Antônio, em Junqueirópolis.

retirofoucauld1De 04 a 11 de julho, na cidade de Goiás Velho (GO), aconteceu o 3º Retiro Nacional de Seminaristas da Fraternidade de Foucauld, com a participação de 17 seminaristas dos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.

manha-espiritualidade3No dia 24 de maio de 2011, no Seminário Provincial de Filosofia Sagrado Coração de Jesus, os seminaristas da Diocese de Marília tiveram uma manhã de Espiritualidade com o Pe Valdemar. O tema de meditação foi: A Espiritualidade do Ser-viço.

“Viemos de Deus. Fomos enviados por Ele para manifestar e revelar sua vida. Somos essencialmente divinos, fazendo uma experiência humana. Estamos aqui no mundo como manifestadores da vida de Deus. Por nós, Deus se mostra ao mundo. Daí a vida como grande espiritualidade.

Formise9Terminou nesta manhã de domingo dia (01), o I FORMISE (Formação Missionária de Seminaristas) da Sub Região de Botucatu/SP que aconteceu no ITRA (Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos) em Marília/SP. Os 45 seminaristas das 08 dioceses de nossa Província Eclesiástica estavam reunidos desde sexta feira (29), celebrando, refletindo, estudando a "dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral".

sem3Após duas décadas de fartura na formação de novos padres, a Diocese de Marília já convive com um ‘superávit’ no número de ordenações. A estimativa foi divulgada ontem pela Faculdade João Paulo II (Fajopa). Hoje, pelo calendário civil, é o dia do sacerdote. “Atualmente, temos mais ordenações do que desistências e falecimentos”, afirmou o diretor da instituição, o padre Maurílio Alves Rodrigues. Ele salientou que a média atual é de 15 novos padres por ano. Mas nem todos permanecem por aqui. Mantida pela Associação Cultural e Educacional Diocesana, a Fajopa precisa atender à demanda por sacerdotes de toda a Arquidiocese de Botucatu, na qual estão oito dioceses – além da sede e de Marília, de Araçatuba, Assis, Bauru, Lins, Ourinhos e Presidente Prudente.

formiseNa última Assembléia das Igrejas, o tema central foi a Missão Continental, proposta a todas as dioceses do Estado de São Paulo. Dom Osvaldo Giuntini, bispo diocesano de Marília, está dando destaque ao assunto, e que já foi refletido no Encontro Diocesano de Agentes, realizado no mês de fevereiro em Tupã (SP). Agora é a vez de a Missão Continental ser discutida também pelos seminaristas.

Após concluída a etapa formativa, o seminarista Marcos Roberto será ordenado diácono no dia 26 de fevereiro o seminarista Marcos

A Diocese de Marília prepara-se para mais uma ordenação diaconal. Este ano, o seminarista Marcos Roberto Cesário da Silva será ordenado diácono pelas mãos e oração consacratória do Bispo Diocesano, Dom Osvaldo Giuntini.