Seg, Abr

Santuário de Vera Cruz faz convite para missa de aniversário sacerdotal do Côn. Maurício Pilon

Clero
conmauriciooA Missa solene em comemoração ao 60 anos de ordenação sacerdotal do Cônego Maurício Pilon será dia 25 de abril às 19h30 no Santuário Sagrado Coração de Jesus, de Vera Cruz. Toda comunidade de Vera Cruz e da Diocese de Marília está convidada. Vamos prestigiar um grande “servo da vinha do Senhor” cujo ardor missionário transmite o próprio Cristo Jesus. Após a Santa Missa, haverá uma recepção festiva aos convidados. Lembramos que haverá uma solenidade maior no dia 13 de Maio, em comemoração aos 90 anos de idade.

Biografia

Filho de Leon Pilon e Maria Rosa Bedard, primogênito de uma família de nove irmãos, nasceu no dia 14 de maio de 1922, em São Pedro, cidade próxima a Montreal, no Canadá. Desde criança, como coroinha, sentia forte vocação ao sacerdócio. Muito humilde, indagava consigo mesmo: “Será que conseguirei ser um bom padre? É uma responsabilidade muito grande…”. Os anos se passaram e o tempo deu a ele a resposta com um brilhantismo inigualável. Foi e continua sendo, mesmo com as limitações da idade, um “servo da vinha do Wenhor”, devoto fervoroso da Eucaristia e de Maria Santíssima. Um padre cuja santidade transparece o rosto missionário de Cristo Jesus. Fez estudos secundários no Colégio Bourget Rigaud, dirigido por Padres de São Vitor, cursou Filosofia no seminário menor Trois-Rigaud e Teologia no seminário maior de Ottawa. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de abril de 1952, na catedral da Diocese de Ottawa.

Vinda Para o Brasil e a paróquia de Monte Castelo

Exerceu o sacerdócio no Canadá até a década de 1960, quando veio para o Brasil a pedido de Dom Hugo Bressane de Araújo, para suprir a falta de sacerdotes da recém criada Diocese de Marília. Para se adaptar a língua portuguesa foi necessário um período de estudos no Colégio Cristo Rei, de Marília. No dia 22 de novembro de 1961, assumiu a cidade de Monte Castelo como pároco. Foi um grande desafio, já que a comunidade não era dotada de estrutura física e trabalho pastoral. No início, ficou hospedado na casa de um paroquiano. Foi na convivência dessa comunidade que aprendeu a amar o povo brasileiro, principalmente os pobres. Foi caminhando com alegrias e tristezas desse povo e se tornando um padre cada vez mais brasileiro. Do Canadá, restava apenas o sotaque, que permanece até hoje.

Título de Cônego e Formação acadêmica no Brasil

No Brasil, cursou Ciências Religiosas e Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1967 recebeu de Dom Hugo Bressane de Araujo o título eclesiástico de Cônego pelo brilhantismo de seus trabalhos na diocese de Marília e por seu exemplo de vida. Um ano depois, retornou ao Canadá, atendendo solicitação do bispo de Ottawa, a fim de reanimar a paróquia de Hammond. Nesta comunidade o trabalho de evangelização era desenvolvido tanto na língua inglesa, quanto na francesa, uma vez que é comum a utilização das duas línguas nessa região. Já em 1975 retorna ao Brasil, em virtude da solicitação de Dom Frei Daniel Tomazella, que o designou pároco de Oriente. Nesta cidade, trabalhou por 17 anos fazendo um intenso trabalho de organização e dinamização das Pastorais. Em 1992, por solicitação de Dom Osvaldo Giuntini, retornou a Monte Castelo, onde trabalhou como Pároco, até março de 1998.

Vinda para o Santuário Sagrado Coração de Jesus

Em abril de 1998, em atenção às necessidades da comunidade de Vera Cruz, Dom Osvaldo Giuntini o nomeou Vigário Paroquial do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Foi acolhido com muito carinho e atualmente, a beira de completar 90 anos de idade, se esforça pela evangelização de nossa comunidade, atende confissões cotidianamente, celebra Missas, é diretor espiritual da Legião de Maria. Possui uma homilia centrada em reflexões, sempre transfigurando a maternidade da Virgem Maria, nossa Mãe que está conosco para nos guiar e orientar nas dificuldades da vida. Cônego Maurício é o padre, depois de Monsenhor Florentino Santamaria, que mais permaneceu em nossa comunidade: 14 anos. Deus presenteou Vera Cruz com um homem santo, cujo ardor missionário, não se apaga mesmo depois de 60 anos do dia em que se consagrou a Cristo e a Santa Igreja Católica.

Homenagem do Bispo

Ser sacerdote é uma graça especial que provém de Deus; Ele chama a quem quer, a resposta é de quem é chamado. Côn. Maurício respondeu “sim” e foi fiel.
Demos graças a Deus por seu serviço e por tudo o que fez na Diocese de Marília. É exemplo de perseverança para os padres e fiéis.
Parabéns!
Dom Osvaldo Giuntini