15
Ter, Out
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Clero conclui Curso de Atualização e paróquias recebem Subsídio missionário

Clero

Após três dias de reflexão sobre o Mês Missionário Extraordinário, padres e diáconos levaram para suas comunidades paroquiais Subsídios com propostas para outubro. Da Itália, o bispo diocesano envia Mensagem ao Clero

Reunidos desde a última terça-feira, dia 27, os ministros ordenados da Diocese de Marília concluíram na manhã desta quinta, dia 29, o Curso de Atualização do Clero. Ocorrido em Adamantina, na Casa Pastoral Diocesana que leva o nome do bispo emérito, Dom Osvaldo Giuntini, o encontro contou com a assessoria do Pe. Maurício da Silva Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias.

A edição de 2019 refletiu o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco para outubro. “Quando o clero escolhe o tema da missionariedade para sua atualização significa que ele está assumindo a sua própria identidade recebida no batismo e na ordenação”, ressaltou o Pe. Maurício sobre o curso que, anualmente, reúne os ministros ordenados na meditação de assuntos importantes para a pastoral na Diocese.

Por ocasião da memória litúrgica do Martírio de São João Batista, o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, motivou os padres e diáconos a continuarem com zelo o trabalho missionário nas paróquias e na vida diocesana: “muitas vezes, atualmente, nossos esforços são marcados pelo martírio da fé por parte da sociedade que, cada vez mais, quer negar o sagrado; porém, nos empenhemos no anúncio diário de Nosso Senhor a fim de que sejamos sinais no mundo e respondamos ao apelo missionário que Cristo nos faz continuamente”.

Atializacaodoclero03

 

SUBSÍDIO
No encerramento do Curso de Atualização, os ministros ordenados levaram para suas comunidades paroquiais um Subsídio, elaborado pela Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e disponibilizado pelo Centro Diocesano de Pastoral (CDP), com propostas para o mês de outubro.

O encarte contém duas opções de Adoração ao Santíssimo, sendo uma para os jovens, roteiros para encontros populares e visitas missionárias, e o texto para a recitação do terço missionário.

“Esperamos que cada paróquia, segundo a sua própria realidade, possa escolher e realizar uma ou mais atividades propostas pela nossa equipe”, pediu o Pe. Willians Roque de Brito, assessor do COMIDI.

Atializacaodoclero01

 

COMUNHÃO
Da Itália, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, que participa do encontro de formação e retiro de espiritualidade para bispos com cinco anos de ordenação episcopal de todo o mundo, enviou aos diáconos e padres sua gratidão e estímulo: “saúdo a todo clero reunido com afeto paternal e partilho a reflexão que tivemos sobre o trecho do Evangelho de Marcos onde Jesus convida os discípulos a estar com Ele e a pregar, e se entende que ser missionário é consequência do discipulado (3, 13-15)”.

E concluiu clamando que os três dias dedicados à reflexão conceda aos ministros ordenados da Diocese de Marília “a graça de caminharmos juntos e evangelizar! Recebam minhas orações e meu abraço”.

Atializacaodoclero02