Qua, Dez

Frei Lucas é indicado para receber título de Cidadão Garcense

Clero

Honraria homenageará franciscano que está deixando Garça para atuar como pároco em Olímpia

A Câmara dos Vereadores de Garça deve conceder o título de Cidadão Garcense para o frei Lucas Lisi Rodrigues, que neste ano exerceu importante papel como administrador paroquial e reitor da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Araceli. Ele está deixando Garça e assumirá como pároco em Olímpia, deixando muitas saudades para os garcenses.

Frei Lucas Lisi Rodrigues foi indicado para receber o título de Cidadão Garcense. O Projeto de Decreto Legislativo nº 16/2018 trata sobre a honraria. O franciscano é formado em licenciatura de Filosofia pela Faculdade João Paulo II (Fajopa) em Marilia e bacharel em Teologia pela mesma faculdade. Ele possui pós-graduação em formação para formadores, guardiães e animadores vocacionais pelo Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis (RJ), além de ser pós-graduando do curso de acompanhamento de adolescentes e jovens pela universidade Salesiana de São Paulo.

Como frei franciscano trabalhou incansavelmente no município de Garça, como presidente de honra do Patronato Juvenil Garcense, contribuindo eficazmente no trabalho de desenvolvimento de mais de 180 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, doando-se na formação dos professores e funcionários, e realizando um trabalho conjunto com a diretoria da instituição, buscando inclusive um maior diálogo e contato com o exterior, mais precisamente com a Itália para a ajuda na manutenção da entidade. Realizou no patronato ainda diversos projetos e aprovou tanto outros, pelo bem das crianças e no trabalho efetivo com suas famílias.

Como franciscano ainda foi vice mestre dos frades de profissão temporária, ajudando eficazmente na formação de futuros sacerdotes franciscanos, que residiam na cidade de Garça. Foi vice coordenador do serviço de animação vocacional, abrindo as portas do acompanhamento para jovens em busca de um discernimento da caminhada religiosa.

“Tomou-se e se diz um Cidadão Garcense, pelo amor com que foi acolhido e pela mobilização dos fiéis com sua chegada, tomando-se natural a sua vivência junto aos garcenses, fazendo-se um junto deles, conseguindo conquistar o coração de cada um e sendo conquistado pelos mesmos. E por tudo isso, que proponho esta homenagem deste legislativo ao frei Lucas Lisi Rodrigues, e solicito a aprovação deste projeto aos nobres pares”, destacou o vereador Rafael José Frabetti, autor do Projeto de Decreto Legislativo.

A honraria deve ser entregue ao franciscano apenas em 2019, quando ele já não estará atuando na Igreja Católica em Garça. Apesar da mobilização da população garcense para sua permanência, frei Lucas Lisi Rodrigues foi designado pela Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus para trabalhar em Olímpia, onde será empossado como pároco no dia 5 de janeiro de 2019.

Texto e fotos: Pascom| Diocese de Marília