Dom, Fev

Diego Luiz será ordenado sacerdote nestá sexta-feira

Clero

diego ordenacao01A Diocese de Marília está em festa, com a ordenação sacerdotal de Diego Luiz Carvalho de Souza, que será realizada no dia 19 de junho, às 20h, na paróquia Nossa Senhora das Graças em Pacaembu.

BIOGRAFIA

Diego Luiz Carvalho de Souza nasceu no dia 09 de junho de 1987 em Adamantina/SP. Desde o seu nascimento viveu em Pacaembu/SP, cidade de origem dos seus pais. Diego Carvalho é o segundo filho do casal, seu irmão chama-se Thiago Luiz de Carvalho Souza. Diego é bisneto de Angelina Masse da Costa Patrão (in memoriam), uma mulher marcante na vida paroquial de Pacaembu. Desde pequeno manifestava sua vocação, mesmo sem consciência do que significava esse chamado, brincava de missas e batizados em sua casa. Sua família sempre foi muito religiosa.

No dia 26 de novembro de 1997 foi batizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças de Pacaembu pelo padre Nelson Bernardino Lopes, e no dia 07 de dezembro do mesmo ano recebeu a primeira comunhão. Foi crismado no dia 04 de outubro de 2000 por Dom Osvaldo Giuntini.

Ainda, neste mesmo ano, Diego Carvalho teve um momento marcante em sua vida. No dia 05 de abril, antes de começar a missas das crianças, o padre Rafael Octavio Garcia, pároco de Pacaembu naquela ocasião, olha para o Diego e pergunta se ele não desejava ser padre. Meio sem entender ainda o chamado de Deus para segui-lo, Diego Carvalho aceitou o convite de ajudar o padre Rafael e a comunidade de Pacaembu com os serviços paroquiais, para assim desenvolver sua vocação.

O tempo foi passando e o jovem Diego Carvalho foi amadurecendo na oração e perseverança o chamado de Deus através do convite de um padre. Diego Carvalho foi secretario paroquial em Pacaembu, entre os anos de 2003 a 2005. Após 6 anos de acompanhamento do padre e da comunidade, o jovem Diego Carvalho decide fazer a experiência de ingressar no seminário para desenvolver melhor sua vocação.

No dia 12 de fevereiro de 2006, Diego ingressa no Seminário Diocesano São Pio X de Marília. Junto com o Diego, mais nove jovens ingressam no seminário propedêutico daquele ano.

Diego Carvalho fez seus primeiros estudos em Pacaembu nas escolas Manoel Teixeira Júnior e Joel Aguiar. É bacharel em Filosofia pela Faculdade João Paulo II (FAJOPA) de Marília (2007-2009) e Bacharel em Teologia também pela Faculdade João Paulo II (FAJOPA) de Marília (2010-2013).

Realizou seus estágios pastorais nas seguintes comunidades: Paróquia Sagrada Família de Lucélia (2007-2008); Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Marília (2009-2010); Paróquias Imaculado Coração de Maria de Inúbia Paulista e Santa Luzia de Pracinha (2011-2012); Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Marília (2013), e Paróquias Nossa Senhora das Mercês de Santa Mercedes e São Pedro Apóstolo de Paulicéia (2014).

Diego Carvalho também atuou no COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), na Equipe Diocesana da Pastoral do Batismo. Atualmente é conselheiro espiritual de uma das Equipes de Nossa Senhora de Marília e assessor da Catequese da Região Pastoral I.

Foi ordenado diácono no dia 08 de dezembro de 2014 em Pacaembu por Dom Luiz Antônio Cipolini, nosso bispo diocesano. Com o tema “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve" (Lc 22, 27b), uma bela celebração com a presença de muitos fiéis de Pacaembu e de outras cidades.

Atualmente, o Diácono Diego reside em Pompéia e exerce seu ministério na paróquia Nossa Senhora do Rosário, juntamente com o padre Márcio Roberto Rios Martins.

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi” (Jo 15,16), esse é o lema que o Diácono Diego Carvalho escolheu para sua Ordenação Sacerdotal que acontecerá no dia 19 de Junho de 2015 às 20h na Paróquia Nossa Senhora das Graças de Pacaembu.