Seg, Jun

2º dia da Visita Pastoral de Dom Luiz à São Pedro de Tupã

Clero

2diavisitapastoraltupaDando continuidade à Visita Pastoral à Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã, seguindo o roteiro definido para manhã de sexta-feira, 14/11, às 06h30, Dom Luiz Antônio Cipolini, Bispo Diocesano de Marília, acompanhado do Padre Antônio Padula, Pároco da paróquia, esteve presente no Lar Santo Antônio, onde presidiu celebração de Santa Missa com as Irmãs do Lar.

Dom Luiz Antônio Cipolini destacou que em suas Visitas Pastorais um dos lugares que deve comparecer é nas instituições religiosas.

A partir de 1963, o Lar Santo Antônio de Tupã passou a ser controlado pela Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, que se propuseram a continuar a obra de atendimento e acolhimento às crianças órfãs e abandonadas até então feitas pelas esposas de Juízes.

O Lar Santo Antônio tem como Coordenadora a Irmã Elizabete e atualmente atende 124 crianças de semi-abrigo e 8 internas, todas do sexo feminino.

Com o encerramento da Santa Missa Dom Luiz Antônio Cipolini, segui para café com as Irmãs e posteriormente pôde ver o trabalho que vem sendo desenvolvido com as crianças.

Na sequência do roteiro da Visita Pastoral, Dom Luiz Antônio Cipolini seguiu juntamente com o Pe. Padula para Hora Média com os Padres de Tupã e cafezinho e, ao término, se deslocou até o Hospital São Francisco de Assis objetivando a visita aos doentes da paróquia.

No Hospital foi recepcionado pela Dra. Rose e Dr. Dalton Chiaradia, mantendo diálogo com relação às questões da saúde de modo geral, recebendo por parte do hospital várias informações pertinentes aos tratamentos que são realizados aos pacientes. Dom Luiz Antônio Cipolini pôde conhecer o setor da Oncologia, sendo-lhe dito da quantidade de pacientes que por lá são atendimento durante o mês e o tipo de tratamento que é realizado.

Seguiu para outros setores do hospital onde teve contato com alguns pacientes e também familiares.

Encerrando o período da manhã da Visita Pastoral, às 11h30, Dom Luiz Antônio Cipolini, sempre acompanhado pelo Padre Padula, esteve na Escola Índia Vanuíre, situada no Centro da cidade, onde recebeu a recepção por parte da Vice-Diretora e também de funcionários e professores, tendo sido informado tratar-se de uma escola das mais antigas de Tupã com alunos do ensino fundamental II e ensino médio.

Já no salão de eventos daquele estabelecimento de ensino, ao entrar, Dom Luiz Antônio Cipolini foi recepcionado pelo coral formado por alunos com cântico, tendo a Direção dado as boas-vindas ao Bispo Diocesano com a leitura de mensagem. Dom Luiz em seguida disse de sua satisfação em estar presente na escola e agradeceu o acolhimento que recebeu de todos, tendo ainda feito uma oração ecumênica que foi seguida pelos alunos.

No período da tarde, Dom Luiz Antônio Cipolini acompanhado dos Padres Padula, Miguel e Marcos, respectivamente párocos das Paróquias São Pedro Apóstolo, Nossa Senhora Auxiliadora e São José, estiveram no Paço Municipal, sendo eles recepcionados pelo Prefeito do Município, Sr. Manoel Gaspar e 1ª Dama do Município, Sra. Isaura Gaspar, além também de estar presente o Vice-Prefeito Tiago de Souza e assessores políticos.

Mantiveram conversa com relação diversos projetos que vem sendo desenvolvidos no município visando o bem social e outros assuntos relacionados à preocupação da Igreja no que diz respeito à questão familiar, tema inclusive que foi discutido no Sínodo dos Bispos em Roma.

O Sr. Prefeito Municipal formalmente entregou a Dom Luiz Antônio Cipolini Decreto n.º 7457/2014, de 13/11/2014, considerando-o Hóspede Oficial do Município por ocasião de sua estada até o dia 16/11/2014.

A condecoração se deveu devido à atuação prospectiva desenvolvida pelos segmentos católicos de Tupã, empenhando-se de forma muito cristã para a harmonia das famílias e a integração do homem às causas nobres e elevadas do acolhimento, observando as lições muito significativas que o Altíssimo a todos nos legou para o exercício permanente da fraternidade.

Às 15h30 na sede da Pastoral da Moradia que teve sua origem com o tema da Campanha da Fraternidade: "Onde Moras?" em 1993, tendo a entidade sido fundada no dia 26/05/1993, contando atualmente com membros das quatro paróquias de Tupã. Dom Luiz Antônio Cipolini pôde conhecer todo o trabalho que a Pastoral da Moradia vem desenvolvendo ao longo de todo este período, já que seu objetivo é prestar atendimento às famílias de baixa renda, proporcionando condições dignas de habitabilidade com a construção, ampliação, adequação e reforma de moradias.

Finalizando a Visita pastoral deste dia, às 19h30, no Centro de Convivência Monsenhor Afonso Hafner, Dom Luiz Antônio Cipolini se encontrou com jovens que vem recebendo tratamento para recuperação da dependência química realizada pelo Cervida - Centro de Recuperação para a Vida com a Coordenação do Frei João Emanuel da Associação dos Irmãos Samaritanos da Diocese de Marília.

Este trabalho é realizado desde o ano de 2002, havendo o atendimento de pessoas que lutam contra o vício das drogas, e acompanhamento psicológico para as famílias dos pacientes que também sofrem com a situação dos assistidos.

Coincidentemente este dia marcou encerramento de ciclo do Cervida já que após determinado período do tratamento poderão os assistidos rever seus familiares e inclusive alguns deles até mesmo podem retornar ao convívio familiar para irem sendo reintegrados à família.

Fonte: Pascom São Pedro de Tupã

edicao250