Seg, Jun

Seminário de formação sobre comunicação para Padres

Clero

seminarionacional capahoje, 09/09, teve início o Seminário Nacional de Comunicação para Padres, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, com aproximadamente 70 padres de várias regiões do país.

Na abertura, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, saudou a todos os presentes, citando a ilustre presença do Papa Francisco neste centro de estudos onde se realiza o Seminário, onde fica localizada também a residência do Cardeal.

Ainda falando do Papa Francisco, Dom Orani fez menção ao parágrafo 34 da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, para falar da importância de uma comunicação eficaz na vida de um presbítero. Sem maiores definições, Dom Orani enfatizou que "o Padre é Comunicação!" E não há como ser padre sem se comunicar. Mas a comunicação do padre, porém, não é e não deve ser uma comunicação qualquer, manipulada, instrumentalizada, etc. Justamente porque a grande mídia não é favorável ao conteúdo da fé, conduzindo muito facilmente quem dela faz uso, a interpretações negativas dos fatos e das notícias do cotidiano.

Em continuidade à cerimônia de abertura, ouvimos também Cônego Marcos Wilian, Vigário Episcopal para a Comunicação da Arquidiocese do Rio, que por sua vez, comparou eventos como este ao encontro que originou a Escola filosófica de Frankfurt, afirmando que "Comunicação é Poder!". O sacerdote considerou ainda que o homem contemporâneo não é ingênuo cultural e intelectualmente, falando. E por isso mesmo, não podemos pressupor o conhecimento e nem subestimar este homem contemporâneo, que sabe muito bem o que quer. Assim, como nosso novo papa é bem realista, desejou que este nosso encontro nos favoreça também uma "lucidez intelectual" que marque a relação da Igreja com o mundo de hoje.

Nossa Diocese está representada pelo Padre Danilo Nobre dos Santos, Vigário Paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo de Marília e Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação.

edicao250